Janghwa, Hongryeon – História de Duas Irmãs [2003]

Pois bem pessoal, o Halloween chegou e isso significa o final da minha Maratona Terror 2011! E tal como prometido terminei-a com o sul coreano Janghwa, Hongryeon (A Tale of Two Sisters).

Primeiro que tudo tenho que dizer que vi o filme já sabendo o seu twist. Foi uma pena e lamento-o muito, mas a culpa não foi minha. Já depois de feita a “programação” para esta maratona comentei as minhas escolhas com um amigo cinéfilo e ele disse por alto que em tempos  tinha passado o remake americano do filme nos nossos cinemas, vim a descobrir que era o Unninvited (não o vi todo mas vi o twist…) e pronto… Por favor se estão a pensar em ver este filme não vejam o remake antes!

Não pensem que isso me fez torcer o nariz ao filme , mas a verdade é que o vi com outros olhos porque sabia o que realmente se estava a passar (ou pelo menos parte) assim logo desde a primeira cena já o estava a abordar por outro prisma. Não vou falar nada da história porque não quero entrar no mínimo risco de spoilers, direi apenas que é uma variação da clássica história da casa assombrada, mas com uma variante dramática extremamente bem montada. O filme é um puzzle cujas peças nos vão sendo reveladas ao longo da sua duração, mesmo para mim que já sabia parte do desfecho, fiquei espantado pela forma como ele está construido.

A cinematografia é muito boa e a atmosfera é irrepreensível. O ritmo é pausado e não tem problemas em passar longos minutos a criar tensão, as cenas de… terror estão exemplarmente montadas e oferecem uma agradável variação dos clichés usados no cinema de terror moderno. Janghwa, Hongryeon é mais que um filme de terror, é uma j.história trágica e uma reflexão do poder que a culpa e o sentimento de perda podem ter numa pessoa, vão sentir-se tão emocionados quanto assustados, super recomendado!

Pois bem, quero agradecer à meia dúzia de gatos pingados que me acompanharam nesta maratona. Gostei muito de a fazer, descobri um par de excelentes filmes, no entanto a edição do ano passado foi a meu ver ainda melhor. Para o ano se tudo correr bem voltarei com mais uma maratona de terror, feliz halloween, ou dia das bruxas!

Comments
4 Responses to “Janghwa, Hongryeon – História de Duas Irmãs [2003]”
  1. Hugo Bessa diz:

    Excelente maratona Berto.

    Agora só me resta perguntar: para quando uma dedicada ao Chucky?

    Abraço

  2. Parabéns por esta maratona! Alguns dos filmes já tinha visto, mas outros não. Por isso vou ter em conta como sugestões.

  3. Obrigado Ricardo!

    Hugo, normalmente não costumo fazer maratonas só com uma série especifica, mas talvez veja o Child’s Play na do próximo ano 🙂

  4. Hugo Bessa diz:

    Sei que hoje em dia não tem tanta graça como antigamente, mas a saga Chucky ainda consegue ser uma com um nome algo sonante no genero terror…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: