Akmareul boatda – Eu vi o Diabo [2010]

O ano terminou e está na altura de começar a pensar em fazer os tops anuais, como tal, vou aproveitar estes dias para ver alguns filmes que estrearam em 2011 e que tenham algum potencial para talvez poderem figurar na minha lista.

O primeiro, e ainda na onda da semana coreana que fiz há uns meses, é um thriller de terror sul coreano que embora seja de 2010 só estreou nas nossas salas o ano passado, Akmareul boatda, ou Eu vi o Diabo ou em inglês I Saw the Devil. A primeira coisa que saltou à vista foram os dois protagonistas, eu conheço-os, Min-sik Choi é o protagonista de Old Boy e Byung-hun Lee a estrela da série Iris. É sempre bom ver caras familiares, ainda mais se forem bons actores como é o caso.

A segunda coisa a despertar o meu interesse é a relativa longa duração do filme, mais de 2H30, o que num filme de terror não é muito vulgar, ainda para mais quando o herói encontra o assassino pouco depois da primeira meia hora, na altura pensei “mas com que raio é que vão encher as próximas duas horas?”. Não me vou alongar muito, mas Eu vi o Diabo é invulgar dentro do género em que se insere, ou seja retratos de psicopatas. A sua estrutura é invulgar porque os tradicionais 3 actos que vemos num filme deste estilo estão um pouco alterados, e o protagonista não é o poço de virtudes que normalmente esperamos encontrar, ele tem defeitos, erra e causa indirectamente mortes a terceiros.

Também a relação entre presa e predador é curiosa, no entanto acho que há muita palha durante uma boa parte do filme, e embora as coisas sejam diferentes da norma nem sempre são interessantes. Assim Eu vi o Diabo foi curioso, em alguns pontos bastante bom, mas como um todo cai na mediania… vá é acima da média. Merece ser descoberto.

Originalmente de 2010, estreou em Portugal em 2011.

Deixe uma Resposta

