Tinker Tailor Soldier Spy – A Toupeira [2011]

Mais um filme de 2011, este ainda nos cinemas. O escolhido foi a adaptação do livro de espionagem do mestre do género, John le Carré, Tinker Tailor Soldier Spy.

Quem me conhece sabe que tenho um fraquinho por histórias de espionagem, embora goste muito dos filmes 007, prefiro coisas mais realistas, no entanto por incrível que pareça nunca li John le Carré (já vi no entanto algumas adaptações). Tinker Tailor Soldier Spy é provavelmente o livro mais conhecido dele e estava com muitas expectativas, aborda a espionagem de forma muito realista, tem um elenco do caraças e é realizado por Thomas Alfredson, o responsável por um dos meus filmes de terror favoritos dos últimos anos, Låt den rätte komma in.

E de facto recebi o realismo que queria, Tinker Tailor Soldier Spy é super realista e um retrato do que (acho) deveriam ser as coisas durante o auge da guerra fria. Recebi excelentes desempenhos do elenco, são tantos bons actores juntos, incluindo dois dos meus favoritos Gary Oldman e John Hurt, e acho que o Mark Strong merece uma referência, esteve perfeito. E finalmente também recebi uma óptima realização, a fotografia é fenomenal e todo o visual do filme transpira muito estilo e cuidado. O que não sei se recebi foi uma boa adaptação. Não conheço o livro, mas cheira-me que quem adaptou o argumento não teve tarefa fácil porque muita coisa se perde nos excessos de subtileza. O resultado pode ser confuso para alguns e algumas mudanças temporais podem perder os menos atentos.

Mas o que me desiludiu mais foi a frieza de todo o filme, é verdade que o mundo da espionagem deve ser frio e calculista, mas as personagens, os seus comportamentos e até a realização são extremamente frios e sem qualquer alma  e coração, é algo que passou cá para fora e acabei por não me conseguir ligar com as motivações de todos eles, nem fiquei muito expectante por saber quem era a toupeira.

No entanto, isso não invalida que técnica e estilisticamente Tinker Tailor Soldier Spy seja um excelente filme e obrigatório para quem goste da temática. Leva um recomendado.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: