Total War: Shogun 2 [2011]

Sempre fui um apreciador da série, logo desde a primeira entrada, Shogun: Toal War. O meu interesse atingiu o pico no Rome: Total War que ainda acho o melhor jogo da série, no entanto a minha paixão foi gradualmente diminuindo a cada jogo e expansão. Ainda coloquei umas sólidas 30 horas no Empire: Total War, mas nem sequer toquei em Napoleon, muito porque nunca consegui afastar a ideia de que era apenas uma expansão vendida a full price (comprei-o mas ainda não joguei).

Pois bem, é neste ponto de situação que entra Total War: Shogun 2. Como não joguei Napoleon, terei de tecer comparações com Empire, no entanto, embora partilhem muitas semelhanças entre eles, na verdade as ligações estão mais próximas ao longínquo Shogun: Total War de 2000. Shogun 2 é um remake de Shogun e a boa noticia é que conseguiu manter a elevada qualidade do seu “avô”.

Mas quem está habituado à série depois da revolução que foi Rome, facilmente entrará neste novo capitulo, as mecânicas pouco mudaram e as alterações introduzidas em Empire continuam por cá como as batalhas navais, as infraestruturas espalhadas pela província em vez de localizadas na capital, etc.

As batalhas terrestres sofreram, como é óbvio, uma grande alteração em relação aos dois anteriores jogos, já que as armas de fogo estão praticamente ausentes do período histórico. Está de regressou a velhinha filosofia do papel/pedra/tesoura, onde a cavalaria, infantaria e arqueiros ganham e perdem contra cada um deles, o que obriga a uma estratégia mais coesa e a batalhas mais compactas. Eu gosto deste estilo mais… corpo a corpo, no entanto também era adepto das longas frentes de batalha e da guerra de movimentos de Empire.

As batalhas navais… bom… nunca fui muito à bola no Empire e ainda vou menos aqui. É tudo tão lento e incompreensível (para mim) que me limitei a fazer quase sempre auto-resolve em quase todas as escaramuças que encontrei, o que é pena. É pena porque todo o cuidado e atenção ao detalhe nos barcos e nas tripulações é espectacular, merecem ser vistas em acção.

A campanha está praticamente inalterada do que vi em Empire, e ainda bem. Há algumas novidades como a possibilidade de distribuir perks aos generais e agentes de acordo com a sua experiencia, é uma forma de lhes dar uma maior atenção, algo que nunca fazia anteriormente, por vezes deixava-os perdidos no mapa sem saber o que lhes fazer.. Na verdade há uma grande diferença que salta à vista, a parte visual. O mapa da campanha é uma autentica obra de arte, lindíssimo! Aliás tal como todo o jogo. É um portento gráfico com uma bela direcção artística. O que me acabou por surpreender mais foi o elevado polimento com que Shogun 2 foi lançado. Não há praticamente nenhum bug grave como os que afligiram os anteriores jogos da série (dizem que o Napoleon já tinha sido um passo no bom caminho, não sei) a IA até já faz desembarques marítimos!

Como complemento há ainda a parte multiplayer que é bastante completa, no entanto, como sabem gosto de jogar a solo e ainda não me aventurei (nem sei se o farei) por essas bandas.

Se tiver que apontar falhas… talvez tenha ficado com um leve trago a conservadorismo e falta de inovação. A formula base pouco mudou desde o Rome: Total War, talvez seja altura de introduzir novas mecânicas e apostar mais forte noutras áreas, talvez aprender um pouco mais com jogos mais complexos e profundos tipo Europa Universalis e Civilization.

Mas Shogun 2 é a meu ver o melhor jogo da série depois do saudoso Rome, e é mais que obrigatório para qualquer fã da série e de estratégia. Ah… e Creative Assembly… A seguir pode ser o Rome 2? Pretty please?

Positivo:
+ Ambiente do Japão feudal
+ Gráficos
+ O Total War mais polido de sempre

Negativo:
– Continua a faltar algo às batalhas navais
– Demasiado conservador?

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: