Hugo – A Invenção de Hugo [2011]

Já venho atrasado, os oscares já lá vão e só agora ando a ver os nomeados.

Na verdade já o vi há algum tempo, só agora é que me deu para escrever. O novo filme do Scorsese sempre me passou ao lado, só muito tarde é que tive conhecimento da sua existência e nem sabia que era dele. Soube que estava a ser bem recebido, mas pelo trailer parecia-me um filme para crianças e coloquei-o de lado. E ainda bem, porque fui vê-lo com zero expectativas e a surpresa foi deliciosa.

Primeiro que tudo, visualmente Hugo está muito bem conseguido, adorei a palete de cores saturada e a sua utilização para criar ambiente, duma certa forma fez-me lembrar um pouco a fotografia do Bruno Delbonnel n’O Fabuloso Destino de Amelie e Um Longo Domingo de Noivado. É uma Paris muito estilizada, às vezes quase steampunk, que não é muito usual ver e que encaixa muito bem.

Mas o que me surpreendeu mais foi o próprio foco do filme, é muito bom terem-me “vendido” uma aventura infantil e encontrar, sem estar à espera, uma homenagem ao cinema, em particular aos seus primórdios. Todos conhecemos a “cruzada” de Scorsese em relação à preservação do cinema e ele passou esses ensinamentos para o filme, no entanto por vezes ele entra numa toada um pouco… qual a palavra… pedagógica? Paternalista? Não sei.

O elenco está ok, a miúda acho que exagera um pouco e o miúdo (que o conhecia dum dos episódios de Ashes to Ashes) varia um pouco, mas nunca está mal. Não sei bem porque os fizeram todos falar com um sotaque britânico, mas também não é por aí que estraga o filme.

Para concluir, excelente filme, muito diferente do que estamos habituado do Scorsese, não ganhou o Oscar, mas se o tivesse ganho nenhum mal viria ao mundo, bem pelo contrário.

Originalmente de 2011, estreou em Portugal em 2012

Comments
One Response to “Hugo – A Invenção de Hugo [2011]”
  1. João Santos diz:

    Como dizes e muito bem este filme é uma excelente homenagem ao cinema e em especial às primeiras películas. Recomendo vivamente!

Deixe uma Resposta

