Miecz przeznaczenia – La Espada del Destino

A Enhanced Edition do The Witcher 2 chegou e como preparação finalmente me decidi a despachar mais um livro das aventuras de Geralt, La Espada del Destino.

Caso estejam a questionar o porquê do título estar em espanhol, é porque o li em espanhol. Não há nenhuma edição em português ou inglês, por isso tive que o ler no idioma mais acessível dos que estavam disponíveis, e o escolhido foi precisamente o espanhol. Tive algumas dificuldades inicialmente porque há uma ou outra palavra que não compreendo, como tal, muitas vezes tive que ler na diagonal, mas de resto foi acessível e compreendi perfeitamente o que estava a ler. Há algumas alterações em alguns nomes, por exemplo o Dandelion manteve o nome original polaco de Jaskier e inicialmente não estava a ver quem ele era.

Ao contrário do Blood of Elves, La Espada del Destino é uma colecção de pequenos contos à semelhança de The Last Wish e os acontecimentos precedem os de Blood of Elves. Em termos cronológicos é algo tipo isto: The Last Wish > La Espada del Destino > Blood of Elves, se bem que alguns contos deste livro precedam alguns de The last Wish.

La Espada del Destino é composto por seis contos, sendo que quatro deles são importantes. Pessoalmente o que mais interessava na perspectiva de ler La Espada del Destino era saber mais sobre a Yennefer e a Ciri, figuras preponderantes nos romances (mas ausentes dos jogos). Os dois primeiros contos centram-se na Yennefer e na sua relação com Geralt, os dois últimos na Ciri e na forma como Geralt a conheceu. Os dois contos intermédios são pequenas histórias centradas no Dandelion que ajudam a enriquecer o mundo criado por Sapkowski mas pouco relevantes para o grande arco narrativo da série.

Duma forma geral achei as histórias menos interessantes que as de The last Wish, algumas delas foram inclusivamente bastante chatas e desinteressantes, mas de qualquer das formas as mais importantes são excelentes para conhecer mais a fundo a Yen e a Ciri. O primeiro conto até é referenciado no The Witcher 2, nesse conto Geralt, Yen e um grupo de caçadores e feiticeiros vão em busca dum dragão (quem jogou o The Witcher 2 vai notar semelhanças) acusado de espalhar o pânico entre a população, sabendo que os Witchers não caçam dragões, Geralt vê-se envolvido num dilema. O segundo conto centra-se na relação entre Geralt e Yennefer e no triângulo amoroso que ela partilha com um feiticeiro enamorado pela feiticeira. Os dois últimos centram-se na pequena Ciri, ela que acaba por ser a protagonista (a par de Geralt) da saga literária. Aqui descobrimos como Geralt a conheceu, antes mesmo de saber que ela lhe estava destinada pela Lei da Surpresa.

É pena que não exista uma edição em inglês, provavelmente teria desfrutado ainda mais do livro, mas é melhor em espanhol que nada. Parece que o The Last Wish foi editado recentemente em português de Portugal, faço figas para que o resto dos livros da saga (este incluído) também mereçam uma boa edição por cá. Agora estou num dilema, quero ler os próximos quatro livros mas ainda não têm edição em inglês (a sequela de Blood of Elves, Times of Contempt está previsto para este ano) ou espero ou volto a ler em espanhol… acho que vou esperar.

Comments
2 Responses to “Miecz przeznaczenia – La Espada del Destino”
  1. Carlos. diz:

    Opa tudo bom, so pra voce saber aqui tem The Sword of Destiny, Times of Contempt, Baptism of Fire, e 2 capitulos de Lady of the Lake traduzidos para o ingles, ou seja quase todos os livros da saga Witcher traduzidos pro ingles.

    http://en.thewitcher.com/forum/index.php?/topic/20967-our-community-fan-translations/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: