Le Voyage dans la Lune – Viagem à Lua [1902]

Começa assim esta maratona Sci-fi, como prometido o primeiro da lista é o clássico Viagem à Lua do Méliès.

Embora seja um dos filmes mais reconhecidos pelo imaginário popular, Viagem à Lua ganhou um grande impulso com A Invenção de Hugo do Scorsese que retrata a vida dum miúdo que conhece George Méliès. Muito inspirado pelos livros do Júlio Verne, em particular no Da Terra à Lua, Viagem à Lua é historicamente o primeiro filme de ficção cientifica, no entanto pouca ciência acompanha a ficção, o que é normal porque no inicio do século passado, uma ida à Lua era visto como uma impossibilidade.

Com uma duração de apenas 10 minutos não há muito para dizer e deve ser visto como um documento histórico sobre as origens do cinema, mas é engraçado que, mesmo com quase 100 anos de vida, Viagem à Lua tenha uma das imagens mais icónicas de toda a história do cinema, a Lua a ser atingida pelos visitantes terrestres.

Algumas sequências foram pintadas à mão pelo próprio Méliès, devem ser vistas também como uma curiosidade histórica e um retrato da forma como o cinema na altura estava numa fase tão embrionária que era um paraíso para novas invenções, truques e técnicas. Prestem atenção também a alguns dos primeiros “efeitos” visuais como o stop trick e o fade entre planos.

São apenas 10 minutos, caso nunca o tenham visto façam-no no vídeo abaixo. O próximo filme da lista é o Metropolis, deverei velo amanhã.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: