Diário Pixelizado: SimCity 4 – Semana 1

Como estou numa fase em que não me apetece jogar nada muito intenso e para aproveitar o recente anúncio do Sim City 5 tenho andado a relaxar no bom velho Sim City 4 e pensei, porque não fazer um novo diário depois da experiência bem sucedida que foi o Diário Minecraft.

Tal como nessa edição, este Diário Sim City 4 será muito leve, rápido e irei focar-me apenas nos aspectos básicos do jogo. O Sim City 4 pode ser bastante complexo e tem uma enorme profundidade caso queiramos explorar tudo, incluindo mods. E por falar em mods, irei usar apenas o NAM ou Network Addon Mod que como o nome indica trás uma maior profundidade ao sistema de transportes do jogo. Há centenas e centenas de fantásticos mods, mas para não me perder vou manter-me com o jogo no estado puro. Mas caso queiram dar uma vista de olhos visitem o Simtropolis ou o BSC Exchange por exemplo.

O diário terá a duração de 4 semanas e terminará quando conseguir estabilizar as minhas finanças (ou seja quando tiver um saldo mensal positivo) e a minha cidade atingir os 50.000 habitantes.

————————————-

Sim City 4: Semana 1

Para esta primeira semana irei focar-me apenas nas ferramentas de criação e modelação do terreno e a fundação da cidade. O editor de terrenos do Sim City 4 não é dos mais poderosos mas resulta bem. Para quem não sabe o Sim City 4 ainda é construído à base dum sistema quadriculado, embora não seja tão rígido quanto os anteriores jogos da série, ainda estamos limitados a construir à volta de quadrados e a modelação dos terrenos não é excepção.

O que procuro na minha cidade é conjugar diversas zonas distintas no mesmo espaço, neste caso procuro ter zonas costeiras, planícies e montanhas tudo no mesmo espaço. É uma forma de poder construir e planear uma cidade com diferentes desafios. A primeira etapa é moldar uma zona costeira que se estenda por uma longa planície. Vai servir como template para o resto da cidade. Só devemos partir para os detalhes quando a base do que procuramos atingir estiver terminado.

Finalizada a planície, posso passar para a zona montanhosa. Sempre gostei muito de povoamentos montanhosos e de construir estradas por entre penhascos e ravinas. provavelmente a minha cidade não vai crescer até às montanhas durante este diário, mas fica já pronto para o futuro.

À esquerda: A zona costeira que se estende por uma vasta planície. À direita: E que termina numa zona montanhosa.

 

Depois de toda a base estar concluída é altura de passar aos detalhes, colocar árvores, criar uma erosão realista e moldar mais detalhadamente a linha da costa e as elevações. Neste aspecto o editor poderia ser mais evoluído, não nos dá propriamente grandes opções para “embelezar” o terreno, mas é algo que acabará por acontecer durante o desenvolvimento da cidade em si.

À esquerda: É altura de passar aos detalhes. À direita: Uma bela ravina para construir umas pontes catitas!

 

Uma das maravilhas do Sim City 4 é a forma como podemos interligar diversas cidades dentro dum mapa mundo. Isso possibilita desenvolver e evoluir a cidade fazendo trocas comerciais com vizinhos, assim na prática podemos controlar, se assim quisermos, uma série de cidades ao mesmo tempo. Isso significa que terei de moldar também os territórios adjacentes à minha cidade, mas como não vou construir nada por lá não vou gastar muito tempo nisso. Qualquer alteração em termos de terreno deverá ser concluída agora no editor, já que aqui não gasto dinheiro. Mal a cidade seja fundada, toda e qualquer alteração no terreno será muito dispendiosa.

Pois bem, tenho o meu “mundo” criado, resta então fundar a minha cidade e colocar mãos à obra. Que nome escolher para a minha cidade… hum… cidade PixelHunt claro está! Para a semana irei começar o trabalho na cidade em si, irei construir as fundações para que ela cresça de boa saúde e de forma sustentável. Então até para a semana!

À esquerda: O meu “mapa mundo”. À direita: A cidade PixelHunt é oficialmente fundada!.

 

Continua!

Semana 1- Semana 2Semana 3Semana 4

Comments
2 Responses to “Diário Pixelizado: SimCity 4 – Semana 1”
  1. Álvaro diz:

    Gosto destes diários… Só falta um do FM eheheh
    Gosto bastante do Sim City mas algo me faz desistir e esse algo, claro, são as finanças… Não consigo equilibrar, se calhar por perco a paciência para o jogo. Pode ser que agora aprenda umas coisas e um dia destas faça uma cidade.

    • Estive meeeessssmmmooooooooo para fazer um do FM com a minha campanha do Boavista. Mas não tirei screens enquanto jogava e fiz a batota das finanças e trouxe alguns jogadores de forma… ilegal, por isso não ia ser uma representação fiel do que é o FM :p

Deixe uma Resposta

