Gojira – O Monstro do Oceano Pacífico [1954]

O 4º filme da lista é, à semelhança do filme anterior, mais uma metáfora dos medos que se viviam na década de 50.

O legado de Godzilla é tão vasto actualmente que é fácil esquecer as razões da sua origem. A série Gojira transformou-se ao longo das décadas em clássicos de lutas de monstros, sempre com um tom muito informal e cómico, mas a verdade é que o filme original pouco tem em comum com o resto da série.

Gojira é um clássico exemplo dum filme de ficção cientifica dos anos 50, na medida em que acima de tudo é um espelho da situação politico-social que se vivia na década. Godzilla é mais que um réptil gigante que destrói Tóquio, é a personificação da bomba atómica e dos riscos inerentes. Tinham passado apenas 9 anos desde o final da 2ª guerra mundial e do lançamento traumático das duas bombas atómicas, e o Japão ainda vivia marcado por esse acontecimento. Godzilla representava os medos de todo um povo e um aviso dos riscos nucleares.

O filme em si curiosamente foca-se mais nos humanos do que no monstro (situação que se inverterá ao longo da série) e Godzilla praticamente não tem qualquer tempo de antena até aos últimos 40 minutos. Inevitavelmente o filme explode (literalmente lol ) quando ele aparece e podemos ver os excelentes e criativos efeitos visuais, essencialmente à base de miniaturas. Sim hoje em dia são falsos e até cómicos, mas para a altura eram efeitos fantásticos.

Aconselho a verem a versão original japonesa, podem-no fazer AQUI por exemplo.

Vou agora fazer uma pequena pausa durante este fim de semana e regressarei com o Forbiden Planet.

Comments
3 Responses to “Gojira – O Monstro do Oceano Pacífico [1954]”
  1. Ishirô Honda, o realizador, dá-nos bons planos, como uma espetacular visão apocalíptica da cidade destruída pelo monstro. Ver Gojira com a cidade a arder em background a utilizar o seu sopro radioativo não é nada menos que impressionante. Imaginem quando saiu! (http://a35mm.wordpress.com/2010/01/28/gojira/)

  2. Beatriz diz:

    COMO EU FAÇO PARA ASSISTIR O ORIGINAL ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: