Diário Pixelizado: Sim City 4 – Semana 2

Sim City 4: Semana 2


Concluída a fase de modelação e preparação do terreno está na altura de oficialmente abrir as portas da cidade PixelHunt e pôr mãos à obra. Para os novatos à primeira vista pode parecer tudo muito confuso e assustador, mas a raiz do processo de construção duma cidade é bastante simples.

Os principais ingredientes para pôr uma cidade a crescer de forma satisfatória são basicamente: acesso a água, acesso a electricidade, acesso a vias de comunicação e bem estar. Como tal, o primeiro passo será montar uma estrutura simples e pequena mas que se apoie nestes pontos fundamentais. Irei portanto construir um pequeno bairro que será o coração e a genesis da cidade PixelHunt. Este pequeno espaço de terra terá todas as infraestruturas básicas: estradas para transportar os sims, acesso a água potável (inicialmente através de torres de água, são mais baratas), acesso a electricidade (a central eléctrica deve ser construída longe do centro urbano e de preferência junto à fronteira, por causa da poluição) e qualidade de vida com um posto de policia, bombeiros, um parque, escola e uma lixeira longe da cidade (construí mesmo ao lado da central eléctrica).

À esquerda: O esqueleto básico duma cidade. À direita: Atenção ao abastecimento de água.

 

Como complemento, e já a pensar no equilíbrio das contas, vou erguer uma zona agrícola onde os sims possam construir explorações agrícolas. Estas zonas devem ser montadas relativamente longe do centro urbano porque causam poluição e afastam os sims. As zonas agrícolas são extremamente fáceis e baratas de manter e dão algum lucro, essencial para começar a balancear as contas do orçamento.

À esquerda: zonas poluidoras sempre longe do centro da cidade. À direita: Zonas agrícolas para algum dinheiro fácil.

 

É então altura de carregar em play e abrir as portas da cidade. Os sims vão começar a instalar-se nas zonas previamente estabelecidas por mim como residenciais, comerciais, industriais e agrícolas. Depois do meu primeiro e pequeno bairro estar completo de casas é altura de, aos poucos, ir crescendo PixelHunt, sempre de forma apoiada e sustentada tendo atenção ao futuro. É imperioso não crescer ao desbarato. Ter sempre atenção aos níveis de tráfego, os sims não gostam de congestionamentos e sempre muita atenção à procura, não construir zonas comerciais quando a procura é por zonas residenciais por exemplo.

À esquerda: Cortar nas despesas é chave. À direita: Os sims não gostam de trânsito.

 

Também importante para já, é cortar na gordura do orçamento. Baixar o orçamento de todos os serviços, nem que seja uma pequena percentagem, no final do dia tudo somado é uma importantíssima quebra nas despesas, algo essencial durante a infância da cidade.  O pior que pode acontecer é ter que pedir empréstimos enquanto a cidade não é auto-suficiente porque corremos o risco de entrar num ciclo vicioso de dividas a crescerem e juros cada vez maiores.

Pois bem, é com uma população de 1600 almas e um saldo mensal negativo de -1200$ que termino esta segunda semana. Para a semana vou tentar crescer e começar a pensar em atingir um saldo mensal positivo.

 

Continua!

Semana 1– Semana 2 – Semana 3Semana 4

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: