Alphaville [1965]

Depois duma pequena pausa estou de regresso à maratona Sci-fi 2012.

Entramos na década de 60 com um filme que tinha algum receio de ver, sei bem ao que vou quando vejo um filme do Godard, os seus filmes não são propriamente os mais fáceis de digerir. Pois bem Alphaville não é um filme fácil, está obviamente carregado de filosofia, não fosse ele um filme de ficção cientifica. Mas a verdade é que à primeira vista não parece, diria que tem mais aspecto de film noir ou policial e os visuais não ajudam a passar a mensagem que estamos numa época onde o homem consegue viajar entre diferentes galáxias.

No entanto tematicamente, Alphaville é um clássico exemplo de ficção cientifica e encontramos diversos elementos comuns do género. Uma sociedade distópica muito inspirada em 1984 do Orwell onde um computador controla as rédeas da cidade de Alphaville e dos seus habitantes, restringindo as suas liberdades pessoais e incutindo uma forma de pensar baseada na lógica. Alphaville está localizada numa galáxia distante, no entanto todos os acontecimentos decorrem durante o nosso século XX, bem… não no nosso, mas num espelho da nossa realidade, numa realidade paralela.

Visualmente tem muitos elementos de film noir e na verdade Alphaville é “apenas” a Paris da década de 60, não há efeitos visuais nem nada que dê a entender que Alphaville é um planeta distante. Mas não deixa de ser um filme visualmente muito apelativo e com um atmosfera imersiva, apenas não o é dum ponto de vista do imaginário Sci-fi.

Não posso dizer que tenho gostado por aí além, tematicamente é deveras muito interessante e foi uma interessante descoberta, mas não foi um filme que tenha sido particularmente do meu agrado.

Vamos continuar na década de 60, o próximo filme da lista é o mais oposto de Alphaville possível… Barbarella!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: