2010 – 2010: O Ano do Contacto [1984]

A maratona entra na década de 80, tinha eu um anito quando 2010 estreou.

Já sabem que sou um fã do 2001: Odisseia no Espaço, mas nunca cheguei a ver a sequela. Na minha cabeça sempre foi um filme desnecessário por isso nunca senti a necessidade de o ver e levar com uma desilusão quase certa.

Quando era mais novo li o livro numas férias de verão e do pouco que me lembro não fiquei um grande fã do rumo que as coisas levaram, achei errado voltar a pegar em personagens tão marcantes. Lembro-me que havia partes difíceis de visualizar na minha cabeça, especialmente quando o Clark falava da vida em Júpiter e Europa e quando o Bowman aparecia. Curiosamente em comparação com o livro do 2001: Odisseia no Espaço, o 2010: Segunda Odisseia é mais… surreal… talvez não surreal mas mais difícil de transpor para imagem. Mas a verdade é que 2010 é um filme bem mais tradicional e menos alegórico que o original.

Vou já dizer, 2010 é uma má sequela de 2001: Odisseia no Espaço, mas um filme de ficção cientifica decente se for visto separadamente do filme do Kubrick. O filme toma tão poucos riscos em comparação e abusa tanto do imaginário visual do Kubrick que acaba por se auto-mutilar e não fica com pernas para andar sozinho. Se 2001: Odisseia no Espaço era vago e obrigava o espectador a ter que pensar por si próprio para montar o puzzle, 2010 é quase sempre literal, está carregado de exposição (as narrações em voice over do Roy Sheider servem apenas para informar o espectador) e limita-se a ser apenas um veiculo para transpor o livro para filme.

Mas, tudo isso não invalida que 2010 seja bastante competente como filme de ficção cientifica, as cenas no espaço são bastante boas (na terra nem tanto) e os efeitos visuais também não comprometem. Se forem muito fãs do filme do Kubrick não vejam 2010 com um espírito de comparação senão vão sair obviamente desiludidos.

São só mais três filmes (o próximo é um dos meus favoritos, Robocop) e dia 7 é dia de terminar isto com o Prometheus! Tá quase!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: