Akira [1988]

Abandonamos a década de 80 com o clássico de animação japonês, Akira.

Akira é uma das grandes referências do imaginário cyberpunk, especialmente em termos visuais. Mesmo tendo emprestado muito de Blade Runner, Akira conquistou um espaço próprio dentro do género e passou a ser, após o seu lançamento, uma fonte de inspiração para inúmeros filmes, jogos, etc.

Já o tinha visto (na RTP2 se não me falha a memória) mas já há muito tempo e já não me lembrava de muita coisa. Foi óptimo poder recordar muitos aspectos que por uma ou outra razão já não me lembrava. O que mais salta a vista vendo-o agora do alto dos meus 28 anos é a qualidade da sua animação e a sua direcção artística. Não há muitos defeitos que possa apontar neste campo, é espectacular reparar em todos os ínfimos detalhes que acontecem num frame e a cereja no topo do bolo é a qualidade da animação, muito superior ao que estamos habituados a ver nos animes rascas aí na televisão.

A história em si é interessante (mesmo tendo um forte lado sobrenatural que nem sempre gosto) penso que o inicio quando estão a desenvolver as personagens deveria ser mais extenso porque demorou um pouco até eu estabelecer uma ligação emocional com o Kaneda e o seu grupo. Eventualmente essa ligação acaba por vir, mas não é tão forte como gostaria. A visão futurista é espectacular e Neo Toquio está inundada do típico visual cyberpunk e sendo uma animação, a escala do mundo de Akira é imensamente maior e mais detalhado que a que vemos por exemplo em Blade Runner. A parte sobrenatural por vezes é um pouco exagerada, o Tetsuo mais parece o Songoku, mas em contrapartida a parte visual de quando ele se transforma no final é de cortar a respiração.

Caso não tenham o filme e quiserem vê-lo tipo já, façam-no aqui por exemplo. Amanhã vou ver o La Cité des enfants perdus e depois 5ª feira… Prometheus e acaba-se esta maratona!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: