La Cité des Enfants Perdus – A Cidade das Crianças Perdidas [1995]

Já vejo o final, está perto, perto. Este foi o penúltimo filme da maratona e o único representante da década de 90.

Curiosamente o primeiro contacto que tive com este filme foi através do videojogo, um aventura gráfica cuja demo me passou pelas mãos em miúdo. Aparentemente o jogo era merdoso, já pouco me recordo, mas ficou-me gravado na memória o ambiente que já na altura achava estranho.

Visual e estilisticamente La Cité des Enfants Perdus é muito semelhante a Delicatessen e O Fabuloso Destino de Amelie e até Alien Resurrection, especialmente na palete de cores, na sua saturação e em muitos ângulos de camera. O estilo steampunk é no entanto uma opção artística que o difere do resto da filmografia do Jeunet e dá ao filme um look inimitável e invulgar. Aliás invulgar é um termo que se pode usar em quase todos os seus filmes, o mundo de La Cité des Enfants Perdus é invulgar, bizarro e surreal duma forma que só o Jeunet e o Marc Caro conseguem imaginar.

Um filme sobe sempre uns pontos quando entra o Ron Perlman, e aqui embora tenha um registo muito caricatural (aliás todos têm) está num bom plano, mesmo com um incrivelmente carregado sotaque. Mas a estrela é o igualmente awesome (e habitué do Jeunet) Dominique Pinon. Está maravilhoso e rouba todas as cenas em que entra.

Embora goste muito dos seus visuais, é possivelmente o filme do Jeunet (dos que vi… vamos excluir o Alien Resurrection) que menos gostei, não deixa no entanto de ser um óptimo filme. E pronto, amanhã acaba-se a maratona com o tão esperado Prometheus!!!! Espero não sair muito desiludido, fingers crossed.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: