Prometheus [2012]

Finalmente! Após tantos meses de espera aqui está! Acabei de ver Prometheus.

Vamos já por os pontos nos i’s. Eu adoro a série Alien. Prometheus era provavelmente o filme que mais expectativas depositei na ultima década. Eu sabia que ia sair desapontado, seria impossível algum filme estar a par das minhas absurdas expectativas, restava saber se a desilusão ia ser alta ou baixa.

Esta é uma opinião a quente, ou seja, estou a escrever isto… 1 hora após ter saído da sala de cinema e… 20 minutos após ter chegado a casa. Não fui pesquisar nem ver teorias nem nada, é a reacção natural ao que vi. Assim sendo tenho que dizer que a desilusão foi… mediana, a cair para o alta. Com isto não estou a dizer que o filme é mau, é claro que não é, longe disso. Mas também não é nenhuma obra-prima.

Vou já despachar os pontos positivos, visualmente é lindíssimo, um dos filmes de ficção cientifica mais bonitos e visualmente coerentes. A visão do Ridley Scott é (como sempre) artisticamente irrepreensível, cada cena transparece um cuidado visual digno duma fotografia ou pintura. Michael Fassbender rouba todas as cenas em que entra e rivaliza com o Lance Henriksen e o Ian Holm como o melhor andróide do universo Alien e, ironicamente, é a personagem mais rica e desenvolvida do filme, mesmo não sendo humano.

Agora o menos bom. O ritmo do filme! Que se passou? Anda completamente à toa com mais altos e baixos que uma montanha russa. Reparem no ritmo por exemplo do Alien, é uma linha que sobe de forma constante até à explosão durante o clímax. Prometheus está cheio de picos intercalados por períodos de ligação que cortam o ritmo do filme e termina num clímax amputado e já sem força. O final deveria juntar tudo de forma harmoniosa, mas não consegue.

As personagens (à excepção do David) são ocas e desinteressantes e mesmo a protagonista (interpretada pela Noomi Rapace) deixa um pouco a desejar. A história é, ou reciclada do Alien, ou sem grande sentido, as motivações das personagens são pouco claras. Neste campo a responsabilidade cai inteiramente no guião do Damon Lindelof (Lost).

Mas o que me desapontou mais foi a forma como se liga com a mitologia do Alien. Os Space Jockeys são meio patetas, e as outras bichezas são variações do que vimos no Alien. No entanto o que me fez mais confusão é como as coisas se ligam com os Xenomorphos do Alien. Eu sei que são filmes diferentes, mas a ultima cena claramente quis fazer a ligação entre estes seres e os Xenos. Mas ao termos em conta a evolução biológica deles as coisas não batem certo.

Não gostei da musica, especialmente do tema principal que mais parece dum Star Trek e não dum filme deste estilo.

Bom, já devem estar a pensar que odiei o filme. Claro que não! É porreiro e vê-se bem, tem algumas boas cenas e como disse, visualmente é um mimo. Mas é claro, desiludiu-me porque havia aqui muito potencial para sair um clássico moderno e não apenas um filme competente =(

E pronto, assim terminou esta grande maratona Sci-fi de 16 filmes! Foi uma óptima experiência, descobri excelentes filmes e será, espero eu, para repetir para o ano.

Comments
3 Responses to “Prometheus [2012]”
  1. Também achei que o filme não foi mau… mas também não foi nenhuma obra-prima. Parece que houve ali uns problemas no script e na edição do filme porque há personagens que fazem coisas ou têm reacções (ou falta de reacções) sem muito sentido lá pelo meio.

    O outro problema é que parece que, no final do filme, nenhuma das personagens tem algum tipo de resolução. Parece que é só uma sequência de eventos. Até não me importei tanto, mas o final soube a pouco e, lá está, não houve grande história contada. Acho que o que gostei mais foi do triângulo Vickers/Weiland/David.

    Talvez a sequela seja a sério😛

Deixe uma Resposta

