[MOD] Day Z [2012]

Há algumas semanas falei-vos dum mod que andava nas bocas do mundo, esse mod é Day Z. Agora que joguei mais um bocadinho está na altura de falar melhor no que consiste isto.

Day Z é um mod para o ArmA II (que sofreu um boom de vendas por causa do mod) e está neste momento em alpha. Já se fala em eventualmente crescer para um produto comercial ou para um DLC oficial para o futuro ArmA III. Como é habitual em produtos ainda em alpha, as mudanças e updates vêm a um ritmo elevado e por vezes as mudanças são bastante profundas e chegam a mudar o seu balanço. Por isso não se admirem se daqui a alguns meses o estado do jogo esteja bastante diferente do actual e do que descrevo aqui.

Este é um mod sobre zombies, mas tal como disse no meu outro artigo, eles não são o centro de Day Z, aqui os zombies são apenas uma desculpa para uma experiência muito mais interessante e gratificante, as relações e interacções humanas e a forma como reagem perante a adversidade. Sobreviver a solo ou em grupo, as relações entre os vários jogadores que vagueiam o mapa é sempre o aspecto central..

O jogador parte para o mundo de DayZ sem objectivos, apenas resta-lhe sobreviver, e como um verdadeiro sandbox de sobrevivência DayZ não pede nada ao jogador, cada um é livre de tomar as decisões que bem entender… Cada jogador tem um experiência diferente porque as interacções com os restantes sobreviventes são sempre uma incógnita. Aquele sujeito é amigo? Virá com más intenções? Devo confiar nele? Será que ele me quer matar? Será que me vai assaltar? Estarei a cair numa armadilha? Deverei salvá-lo da morte certa? Será que se o fizer ele vai retribuir o gesto? Será que devo engana-lo? Não quero passar a noite sozinho, deverei juntar-me aquele grupo? Estamos rodeados de zombies! Antes ele que eu!

À semelhança do jogo em que se apoia (ArmA II) Day Z partilha um lado muito hardcore centrado num extremo realismo, como tal podem esperar uma experiência extremamente complexa onde terão de comer (há comida enlatada, mas a certo ponto terão de caçar e saber fazer uma fogueira para cozinhar), beber água, controlar a temperatura do corpo (andar à chuva pode colocar-vos em hipotermia), explorar sem qualquer mapa ou orientação (existem mapas, mas na maior parte do tempo terão de saber navegar pelo sol e pelas estrelas), racionalizar mantimentos,  curar feridas e tudo isto apenas com uma vida. Morrem, acabou-se o “jogo”.

É este lado extremamente hardcore que conseguiu reunir um mercado nicho que até então não tinha um jogo deste estilo para se reunir, é por isso normal e compreensível que Day Z esteja a ser um enorme sucesso, porque é algo novo e apelativo a uma faixa do mercado que até então estava dividida.

Para terem uma melhor ideia da beleza de Day Z aconselho-vos a seguirem o vídeo que postarei em baixo, um fantástico diário, The Days Ahead, atenção que muita coisa mudou desde então, como disse atrás o mod está ainda em alpha é normal que as alterações sejam muitas e frequentes.

Comments
2 Responses to “[MOD] Day Z [2012]”
  1. O conceito do jogo parece ser óptimo mas sinceramente, isso do “hardcore” é uma cena que não me assiste😛. Já tentei jogar ao STALKER e, mesmo sendo o jogo relativamente simples, não me habituei bem a ter que procurar comida constantemente.

    Por isso mesmo ainda estou à espera de um jogo menos hardcore que partilhe a mesma ideia.

    PS: Espero que não te importes que “roube” a tua ideia dos top 10. Estava a pensar escrever um artigo sobre o Donald Duck in Maui Mallard (SNES) e pensei que talvez fosse uma boa ideia escrever antes disso um top 10 de músicas da SNES.

    • Eu também o acho demasiado hardcore, i mean controlar a temperatura do corpo?! Really?😀 Mas não deixa de ser uma fantástica experiência e ainda bem que existem jogos com esta complexidade numa industria cada vez mais dumbed down. Eu amo o STALKER!😀

      “Rouba” as ideias que quiseres, fico à espera dos teus artigos =)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: