rFactor [2005]

Mais um dos meus favoritos e que teve um grande impacto em mim.

Na verdade o rFactor veio na sequência de outros dois simuladores que muito estimo. Inicialmente eu era um entusiasta do Grand Prix 4 que na altura tinha como grande rival o F1 Challenge 99-02 da ISI. Mais tarde acabei seduzido pelo jogo da ISI e fui introduzido no mundo dos mods. Não foi de estranhar que quando a ISI lançou o rFactor (que era uma sequela espiritual) eu estivesse lá day one.

O jogo de raiz estava surpreendentemente despido de conteúdo, os carros e pistas eram poucas e todos ficcionais, só mais tarde com o passar dos anos é que a ISI começou a introduzir mais conteúdo real e de qualidade como o BMW F1 e diversos circuitos de F1. Mas a verdade é que poucos ligam a isso, rFactor sempre foi uma plataforma para mods. E a comunidade abraçou a plataforma de braços abertos, há centenas e centenas de diferentes mods, muitos de fraca qualidade mas alguns deles são absolutamente fantásticos. Podem visitar o rFactor Central só para terem uma ideia. Eu até me aventurei nesse mundo e comecei a modelar o Circuito de Braga, claro que a coisa perdeu-se a meio… óbvio. Gostava de o ter terminado =(

Mas o que mais me marcou no rFactor foi a sua comunidade, fazer corridas com os membros da comunidade portuguesa do SimRacingPortugal e PTSims, participar em campeonatos muito bem organizados, cheguei mesmo a fundar a minha própria equipa virtual a Bercar Motorsports que era presença assídua nos campeonatos. Bons tempos, bons tempos…

Já aí anda a beta do rFactor 2 que parece deliciosa. Ainda não experimentei, mas quando o jogo sair oficialmente estarei lá novamente day one!

Comments
3 Responses to “rFactor [2005]”
  1. Sempre tive curiosidade em experimentar este jogo mas parece que os servers já se foram há algum tempo. Ao menos vem ai o 2. Sempre é uma boa alternativa ao exército de MMORPGs que andam por ai e parece ter uma boa comunidade portuguesa.

    Mas eu nunca fui muito virado para os jogos de corridas realistas, no máximo ainda jogo Toca WTC ou Colin Mcrae (este não me canso) . Sempre fui mais virado para o arcada. O jogo é muito exigente?

    • Ainda há muitos servers disponíveis, na verdade qualquer pessoa pode abrir o seu servidor dedicado =)

      Exigente em termos gráficos ou de dificuldade? Graficamente é bastante leve, em termos de dificuldade é muito exigente, sem volante é complicado ser competitivo.

      • Ah, ok! Tinha a impressão de que já não haviam servidores online. E estava mesmo a perguntar em relação à dificuldade. Parece que não é para mim. Eu não sou o melhor nos simuladores 🙂

Deixe uma Resposta

