New Super Mario Bros. Wii [2009]

Escrever sobre  Mário, é um “pau de dois bicos” infernal. Se por um lado a simplicidade e o efeito déjà vu são constantes ao longo de cada título, terei também que reconhecer que poucos são os jogos que superam os deste querido canalizador, e por conseguinte torna-se complicado encontrar alternativas à altura para esta franchise de qualidade. Mas já aí vamos.

New Super Mario Bros. Wii, é um side-scroller de plataformas a 2D que vai buscar inspiração aos títulos passados desta personagem. Basicamente podem contar com 8 mundos cheios de diversão e desafio, nos quais ireis constantemente utilizar as habilidades de  Mário  de modo a poder concluir o nível com o máximo de itens e moedas secretas apanhadas. Quem acompanhou o passado desta personagem sabe perfeitamente com o que contar, sendo o principal desafio da Nintendo  com este título, o de saber até que ponto poderia inovar sem perder o toque de Midas que acompanha esta produtora na criação de jogos para a sua mascote.

E se o desafio era grande, maior e melhor foi a resolução, pois ao oferecer aos jogadores a possibilidade de percorrer o jogo completo com a ajuda de até mais 3 amigos, a  Nintendo  não só conseguiu elevar a fasquia de diversão para patamares altíssimos, como também criou automaticamente novos desafios aos jogadores, muito por culpa da mescla de situações que poderão ser criadas pelas 4 personagens (Mario,  Luigi, e dois Toads) que em certas alturas poderão interagir entre si para poderem aceder a lugares impossíveis aquando jogado a solo, como também acaba por criar nos jogadores um sentimento de “picanço” entre eles, visto que é possível igualmente competir pelas melhores pontuações e pelos melhores itens, tornando os nossos amigos em “alvos a abater”. Basicamente chamo a isto “sacanagem” positiva e altamente viciante.

Em termos de jogabilidade, poderão contar com uns controlos perfeitos (ou não fosse essa uma das imagens de marca desta serie), bem como uma utilização bastante original dos comandos Wii. Concretamente, este titulo é jogado no estilo clássico, com o controle da Wii na horizontal, sendo que alguns movimentos tais como o salto e os ataques são executados com as teclas, enquanto outros como o giro no meio do ar e o agarrar de outros jogadores são executados agitando o comando da Wii. Muito intuitivo e muito original. Já em termos de grafismo, podem contar com cenários coloridos, cheios de animações e acontecimentos simultâneos, muito na linha do que é habitual nos jogos do Mário, ao passo que em termos sonoros, apesar das musicas não se destacarem tanto como outros elementos do jogo, cumprem bem a sua função em termos de imersão no próprio jogo.

New Super Mario Bros. Wii  basicamente é um titulo que pretende ser inovador, mas sem alterar algumas fórmulas de sucesso. Sem ter muito mais a acrescentar, refiro apenas que o factor decisivo para a pontuação dada por mim a este jogo resulta muito das situações divertidas que este criou enquanto jogava-o, embora reconheça igualmente que as novidades empregues neste titulo influenciaram e muito a minha apreciação por Mário, que entretanto já começava a cair um pouco na repetição de fórmulas antigas. Seja como for, dou o devido valor à  Nintendo por oferecer um titulo deste calibre para vários jogadores e por poder reformular velhos conceitos deste género dentro dos videojogos. Oxalá outras produtoras lhes seguissem o exemplo…

Positivo:
+ Diversão para dar e vender…
+ Fácil de aprender, mas ainda mais interessante de dominar
+ Velha fórmula adaptada eficazmente ao multiplayer

Negativo:
– Dificuldade algo exagerada em níveis finais
– Interessante, mas não tão divertido quando jogado a solo

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: