Brave – Indomável [2012]

No ano passado aconteceu algo estranho e surpreendente. Pela primeira vez e pelo primeiro ano, o filme da Pixar era uma porcaria. Cars 2 foi uma bofetada na cara das pessoas que diziam que a Pixar era infalível.

A aposta deste ano, Brave, tinha uma tarefa um pouco contraditória. Se por um lado tinha a tarefa facilitada de ser melhor que o filme do ano passado, por outro teria de restabelecer a confiança de todos e mostrar que Cars 2 foi apenas um acidente de percurso. Pessoalmente acho que os objectivos foram atingidos… em parte.

Brave é bem melhor que Cars 2, mas a meu ver não consegue entrar no grupo dos melhores filmes da Pixar, nem de perto. Na verdade nem se parece muito com um filme da Pixar, se não soubesse diria que seria uma aposta da Dreamworks ou de outro estúdio. À semelhança da série Cars, Brave é quase exclusivamente direccionado ao publico infantil, aqui não encontramos o típico filme com duas faces que consegue mostrar elementos que agradam simultaneamente crianças e adultos, o que é pena. Infelizmente a própria história não é particularmente interessante (mesmo com um twist surpreendente). Em termos positivos terei de destacar é claro os visuais e animação, em especial do fantástico cabelo da Merida. Até dá a sensação que criaram primeira a impressionante tecnologia que deu vida ao seu cabelo e só depois pensaram num filme.

Brave é interessante e acima da média, apenas fiquei com um pequeno trago de desilusão porque é da Pixar que antes produzia SEMPRE os melhores filmes animados mainstream todos os anos. Nestes últimos anos o que temos vindo a assistir é que aos poucos esse monopólio de qualidade tem vindo a abater, sendo que outros estúdios começam a apanhar o comboio com filmes como How to Train Your Dragon, Tangled e Cloudy With a Chance of Meatballs por exemplo.

Comments
One Response to “Brave – Indomável [2012]”
  1. Já não és o primeiro de quem oiço (er..leio) dizer que o filme não está ao nível dos anteriores (sem contar com o Cars 2, claro) mas pelo menos estou agora curioso para ver se eles saem da sua zona de conforto e fazem alguma coisa mais diferente. Pelo menos aos poucos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: