[MOD] Black Mesa [2012]

Quem diria! Depois de 7 anos em produção, Black Mesa, o remake de Half-Life foi finalmente lançado.

Vou ser muito sincero, a certa altura (nos 2 últimos anos após terem falhado a data original de 2010) já tinha perdido qualquer interesse e esperanças de que seria lançado, na verdade desliguei-me por completo e deixei de ter expectativas porque tinha a certeza que já era vaporware. Pois bem, a verdade é que (parte de) Black Mesa está aí e superou de longe as minhas reduzidas expectativas.

Como disse na minha retrospectiva, Half-Life é só o meu jogo favorito, como tal a ideia dum remake tem aquele efeito contraditório entre o desejo de ver locais familiares todos bonitos e o medo de que se perca o espírito do original. É verdade que é só um mod feito por fãs, por isso o jogo original nunca ficará manchado porque Black Mesa não o procura substituir. Mas há muita gente a evitar o Half-Life para descobri-lo através deste mod, como tal seria preferencial que de alguma forma ele fizesse jus ao jogo da Valve.

Felizmente a equipa de Black Mesa captou quase na perfeição o ambiente de Half-Life, e foi um prazer recordar todos os níveis e locais que estão há 14 anos gravados na minha memória. Grande parte dos níveis são muito fieis e os que foram reimaginados como o “On a Rail” ficaram a meu ver melhores que no original! Grande parte dos capítulos até tem um ambiente ainda mais opressivo que no Half-Life, em especial os primeiros que agora parecem saídos dum survival horror. Os níveis que já eram perfeitos como o “Blast Pit” continuam maravilhosos, infelizmente a outra jóia da coroa de Half-Life, “Surface Tension” foi completamente retalhado e cortaram muitas sequências, em especial no final do nível. Aparentemente o level designer do capitulo deixou a equipa e tiveram de remendar o melhor nível do jogo.

Infelizmente também notei algumas discrepâncias entre níveis, vê-se que cada nível foi feito por uma pessoa diferente porque falta uma certa coerência artística entre níveis, o que por vezes dá uma sensação de… montra dos melhores momentos e não uma viagem continua. É a falta que faz um líder artístico ou algo do género, uma pessoa que consiga manter e impor um estilo ao longo do jogo.

Outro aspecto negativo que foi mais evidente na segunda metade é combate contra os militares e a IA. A IA é claramente inferior ao original e pior que tudo, o exército é extremamente overpowered e “batoteiro” na medida em que consegue ouvir e ver o jogador mesmo a longas distancias e têm uma pontaria infalível e microscópica ao estilo do Far Cry. Isso faz com que o combate de Black Mesa seja muito diferente do de Half-Life já que se perdeu o foco na rapidez à base de movimentos do original em detrimento dum combate de cover à base de posições. Half-Life se bem se recordam tinha um rudimentar sistema de stealth quando andávamos agachados, esse sistema foi completamente posto de parte o que é pena. Para finalizar o tema do combate, que é mesmo o ponto mais fraco do mod, acho que deram demasiada importância e tempo de antena aos encontros com o exército quando no Half-Life o foco estava nos aliens de Xen. Na verdade a certa altura a avalanche de aliens é tal que o exército se vê completamente inferiorizado e como tal evacuam Black Mesa. Aqui no mod nunca passa essa impressão e mesmo no “Forget about Freeman” a presença militar ainda é bastante forte, o que é pena.

De resto só tenho elogios a fazer a Black Mesa, a sua tarefa era titânica e condenada ao fracasso, mas a verdade é que triunfaram em quase tudo e é um mimo ver todos os locais com uma nova reinterpretação, mas o melhor de tudo foi dar-me a sensação de poder ter a experiência de estar a descobrir o meu jogo favorito como se fosse a primeira vez. É de longe o melhor e mais ambicioso mod single player de sempre, mesmo estando ainda incompleto porque ficam a faltar os quatro últimos capítulos em Xen.

Comments
2 Responses to “[MOD] Black Mesa [2012]”
  1. Também eu já tinha perdido a esperança e foi mesmo assim do nada que a versão final (mais ou menos) do mod chegou. Também não sou grande fã de inimigos “baratos” mas ainda assim mal posso espera para o experimentar.

    Se estás interessado em mods de remakes hás-de dar uma olhadela no Dark Forces III (era este o nome se bem me lembro) para o Jedi Academy ou o Doom Classic para o Doom 3. Ainda não os joguei mas parecem ser muito profissionais também.

  2. Um remake do Dark Forces soa-me muito bem!😀 Sempre gostei muito da série! Por falar nisso… a ver se os desenterro da minha biblioteca do Steam😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: