Looper – Reflexo Assassino [2012]

Looper vinha rotulado como uma lufada de ar fresco dentro do género e um dos melhores filmes sci-fi dos últimos tempos. Saber disso é o mesmo que me deixar prontinho para levar um inevitável banho frio por causa da desilusão, não se brinca assim com os sentimentos duma pessoa!😀

Superou Looper as minhas expectativas? hum… acho que sim! Em parte. Ajudou imenso não ir sabendo demasiado sobre o que se tratava, um erro que cometi com o Prometheus por exemplo, o que acabou por trazer alguma imprevisibilidade à experiência e ajudou a controlar um pouco mais as expectativas.

Filmes sobre viagens no tempo são sempre complicados porque cada um inventa as suas próprias leis, algumas coisas podem não bater certo e obviamente formam-se diversas teorias. Assim é normal que muita gente simplesmente não goste do filme porque vai contra a as ideias que cada um tem sobre viagens no tempo e consequentes paradoxos que inevitavelmente se formam. Looper tem esses problemas, mas pessoalmente prefiro colocar essas questões (sem resposta) que levam a plot holes e simplesmente deixar-me levar.

O realizador é o Rian Johnson cujo primeiro filme foi o excelente Brick, um film noir juvenil que muito gostei. Looper é de certa forma mais tradicional e não apresenta nada realmente novo, alias a sua premissa é bastante básica e questiona o mesmo que todos nós questionamos quando falamos em viagens no tempo “se pudesses voltar ao passado e matar X enquanto criança, fazias?”. Esta não é a questão central durante a primeira hora, mas torna-se depois dum certo acontecimento. E tudo isto encerra num ultimo acto que vai dividir muita gente e a meu ver é onde o filme perde alguma da sua pureza sci-fi, entrando num registo mais de… ficção e menos de ciência (se é que se pode considerar as viagens no tempo de Looper, ciência ). No entanto não me fez confusão e esse ultimo acto (com inspirações de Akira) acaba por nos dar a melhor cena do filme.

Pode não ser o melhor filme sci-fi da ultima década como veio rotulado, mas é bastante bom e obviamente leva um selo de recomendado.

Comments
One Response to “Looper – Reflexo Assassino [2012]”
  1. Tenho mesmo que ver este. Já estava a pensar ver e agora fiquei convencido, ainda para mais porque gosto mesmo de filmes com viagens temporais. Agora deixaste-me curioso com essa comparação ao Akira😛

    …é engraçado também ver o Joseph Gordon-Levitt a fazer-se passar por Bruce Willis😛

Deixe uma Resposta

