Costume Quest [2010]

Caso não tenham reparado pelos montes de filmes de terror que têm passado por cá, o Dia das Bruxas ou Halloween está quase quase a chegar! É a altura perfeita para descobrir um dos novos jogos essenciais desta data, Costume Quest da Double Fine.

“Essencial? Nem sequer é de terror?!” perguntam vocês. De facto não é, na verdade é um jogo de comédia, boa por sinal, mas é essencial porque homenageia a própria data, as suas tradições (as americanas como não podia deixar de ser) e vai buscar todos os pequenos pormenores que associamos ao Halloween. É certo que cá em Portugal muitos deles passam despercebidos, mas todos os conhecemos da televisão como o “trick or treat“, as abóboras, os doces e especialmente os fatos com que os miúdos se mascaram.

Os fatos como é óbvio são o centro de Costume Quest  (basta ver o titulo) não só pelas excelentes referências ao terror (vão encontrar vários ícones como vampiros, múmias e até a noiva do monstro de Frankenstein) mas principalmente porque todo o combate do jogo se centra nos diferentes poderes e particularidades de cada um dos fatos. Os combates são bem ao estilo dos JRPG, ou seja por turnos, no entanto o nível de dificuldade é extremamente reduzido e os golpes funcionam quase todos através de QTE e de timing. Admito que inicialmente tive dificuldades porque escolhi jogar com um comando e nunca consegui memorizar as cores dos botões😀

Falei na extrema acessibilidade do combate, mas é uma norma em todo o jogo. É tão acessível que chega a ser insultuoso, todas as quests e desafios são-nos expostas pelo nosso caminho e não há grande motivação em explorar, porque basicamente não é preciso. Mesmo sem grande esforço vão acabar por completar todas as quests do jogo, em seis horinhas vão acabar a campanha principal e em mais duas o DLC (Grubbins on Ice) mais todos os achievements.

Para além das referências e homenagens à tradição americana suburbana, em termos de mecânicas Costume Quest vai beber muito aos JRPG, vejam-no como um JRPG extremamente simplificado que segue os clichés do género, especialmente, como referi antes, no combate onde até os summons ridículos e over the top referenciam e satirizam o que normalmente vemos num qualquer Final Fantasy. Não há qualquer voice over, é obviamente uma forma de controlar custos, mas resulta bem porque mais uma vez vai homenagear os JRPG clássicos onde todos falavam através de balões de dialogo.

Tal como os protagonistas do jogo, Costume Quest muitas vezes parece mais indicado para um publico infantil, não só por causa da sua extrema acessibilidade mas também por causa da escrita, no entanto isso acaba por colidir com a mensagem nostálgica que obviamente é direccionada para um publico mais adulto que cresceu com as tradições desta data festiva e que jogou os jogos que referencia nas décadas de 80 e 90. O resultado é um jogo que literalmente tenta agradar a todos e na minha opinião até fá-lo com relativo sucesso.

Mas a verdade é que me diverti bastante durante essas curtas 8 horas, ao bom estilo dos jogos da Double Fine, Costume Quest tem uma excelente escrita cómica e é genuinamente divertido e bem disposto o que aliado ao espírito do Halloween tonaram-no num jogo muito simpático e charmoso.

Positivo:
+ Espirito do Halloween
+ Humor

Negativo:
– Curtinho
– Demasiado acessivel

Sai do templ… do PixelHunt com:

Comments
2 Responses to “Costume Quest [2010]”
  1. Só é pena as versões PC dos jogos da Double Fine serem muito mal optimizados (para não dizer mais :)) senão já tinha jogado a isto. O combate parece ser parecido ao dos episódios 1 e 2 do Penny Arcade On the Rain Slick.

  2. V diz:

    Oh Double Fine… o meu grande amor. Com esta grande análise deste-me a ideia de voltar a pegar no Stacking para o meu blog.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: