Top 15 Filmes de Terror

O dia das bruxas está quase a chegar!! Não bastava a Maratona Terror 2012 para festejar a data, decidi também fazer um top 15 dos meus filmes de terror favoritos. Vem um pouco no seguimento do top que fiz há 2 anos dos 10 jogos mais assustadores, no entanto aqui não são os filmes mais assustadores (infelizmente nenhum me assusta realmente) mas sim os filmes que mais mais gosto. Ia ser um tradicional top com 10 filmes, mas fiquei com tanta pena de deixar alguns de fora que tive que estender para 15 filmes.

15 – Repulsion – 1965

Primeiro filme em inglês do Polanski e o primeiro da que viria ser chamada “trilogia do apartamento”. Uma brutal descida pela loucura duma jovem, Repulsion é um dos melhores exemplo de terror psicológico e um retrato da facilidade com que a mente humana cai em territórios retorcidos e perturbadores.


14 – The Fly – 1986

Deu-me pesadelos em miúdo, ainda me lembro de ter sido dos primeiros filmes que gravamos com uma avançada e nova maquina do futuro, o vídeo VHS! Hoje em dia alguns aspectos envelheceram mal e gritam “anos 80!” por todos os poros, mas a parte que interessa, o gore e a repulsa da transformação gradual do Seth Brundle continua 5 estrelas e um dos melhores exemplos de body horror.


13 – Janghwa, Hongryeon – 2003

É o melhor filme oriental de terror que já vi. Pode não ser (e não é) tão assustador como Ju-On ou ter o impacto de Odishon, mas é a meu ver o mais bem filmado, montado e escrito. A história é muito inteligente e pede ao espectador uma atenção aos detalhes que reflecte a mestria do próprio filme. Obviamente Hollywood mostrou o quão complexo é o filme ao massacra-lo num recente remake.


12 – The Wicker Man – 1973

Tive alguma relutância em colocar o The Wicker Man aqui. Eu gostei muito do filme isso é inegável, mas muito desse sentimento advém do ultimo terço do filme e da forma como quebra de forma fabulosa o tom que o resto do filme apresenta. A primeira meia hora (ou mais) não aparenta ser um filme de terror e sinceramente não gostei muito. Foi só com a progressiva mudança de tom que consegui dar o valor ao primeiro terço do filme. É um filme estranho, mas que gosto bastante.


11 – Peeping Tom – 1960

Eu devia por o Psycho não devia? É um bom filme e eu gostei bastante. E até ia pôr mas depois pensei… “o Peeping Tom tem algumas semelhanças, são histórias de assassinos em série e tal” e na verdade gostei mais de ver o Peeping Tom e sendo este um top dos filmes que mais gosto nada mais justo que pôr aqui o filme do Michael Powell.


10 – Dr. Jeckyll and Mr. Hyde – 1931

Eu gosto muito dos filmes da Universal, e depois de fazer uma lista provisória dos meus filmes favoritos senti-me genuinamente triste por nenhum ter ficado entre os escolhidos. E alguns deles não entraram porque à semanas vi Dr. Jeckill and Mr. Hyde da rival Paramount que adorei! Surpreendeu-me muito e para ser sincero é melhor que os pesos pesados da Universal. É um filme muito à frente do seu tempo que de certa forma quebrou um pouco os moldes do que viriam ser os típicos filmes de terror dos anos 30. Mas fica já aqui a nota que também gosto muito do Dracula, Frankenstein e do Bride of Frankenstein.


9 – Rosemary’s Baby – 1968

É o melhor filme da “trilogia do apartamento” do Polanski. É um filme inteligente que brinca bem com as incertezas da Rosemary e consequentemente também do espectador. Há sempre uma dúvida a pairar sobre a sua (e a nossa) cabeça se tudo é real ou imaginação e o desfecho é muito bom. Não aconselhado a grávidas!


8 – The Descent – 2005
Uma premissa tão simples e básica mas que deu um filme que, por causa dessa mesma simplicidade, tornou-se numa claustrofóbica e realista experiência de terror. Goste-se ou não dos bichitos que aparecem a meio do filme, é inegável a mestria com que o Neil Marshall consegue montar as sequências de tensão e violência. The Descent é um triturador de Lara Crofts wannabes e termina com um excelente final, negro e deprimente.


7 – Profondo Rosso – 1975

É o meu favorito do Argento, gosto do facto de não ter aspectos sobrenaturais e ser basicamente um policial com elementos de terror. Mesmo com o gore e as mortes criativas, tem uma boa dose de comédia que consegue dar ao filme um bom balanço. A revelação do assassino é muito inteligente e bem montada e a banda sonora dos Goblin é perfeita, se bem que em alguns pontos tenha envelhecido um pouco mal.


6 – Låt den rätte komma in – 2008

Embora esteja afastado da imagem gótica clássica duma história de vampiros, a meu ver Låt den rätte komma in é uma das mais realistas e bem estruturadas. Os dois miúdos protagonistas são fantásticos e a história esconde muitos detalhes e pormenores perturbadores prontos para serem descobertos pelos mais curiosos.


5 – The Shinning – 1980

Kubrick notabilizou-se por criar obras primas em quase todos os géneros cinematográficos, no inicio da década de 80 foi a vez do terror e para isso pegou num dos livros de Stephen King, The Shining. No entanto Kubrick é Kubrick e ele cagou para o livro e montou-o à sua maneira, dando-lhe a sua visão pessoal, o que irritou o escritor. The Shining é uma descida fria e calculada pela loucura de Jack Torrence e um autentico puzzle de simbolismos e diferentes teorias.


4 – The Haunting – 1963

Descobri-o precisamente há dois anos e apaixonei-me por completo. Só tinha tido contacto com o terrível, terrível, terrível remake do de Bont e foi um autêntico murro no estômago ver o original do mestre Robert Wise. Acima de tudo é um estudo psicológico da loucura da protagonista, mas os momentos de tensão e suspense são os mais bem montados dentro do género, sendo que o som é o principal responsável pelo medo que provoca no espectador. Por favor vejam também o The Innocents que poderia igualmente figurar neste top e sofre por ter apenas descoberto há poucas semanas.


3 – The Exorcist – 1973

É um bocado cliché dizer The Exorcist, ele teve durante muito tempo o título informal de filme mais assustador de sempre, o que obviamente é falso. Na verdade facilmente o filme se transforma numa comédia involuntária quando o espectador não consegue levar a sério a premissa. Mas para mim, provavelmente ajudado pelas memórias de infância, The Exorcist é um dos filmes mais perturbadores que vi, nem tanto pelas imagens de choque, mas mais por aquela sensação estranha de que algo nos está a observar.


2 – An American Werewolf in London – 1981

Uma fantástica junção entre terror e comédia negra, An American Werewolf in London ficou conhecido pelos memoráveis efeitos visuais do Rick Baker, no entanto o ritmo, comédia e cenas de gore e tensão criadas pelo John Landis tornaram-no mais que um portento técnico, numa proeza artística e no melhor filme de lobisomens (para mim) de sempre.


1 – Alien – 1979

É o meu filme de terror favorito e provavelmente também o de sci-fi, isto porque Alien é uma brilhante mistura dos dois géneros. Inspirado por filmes como The Thing from Another World, The Texas Chainsaw Massacre e especialmente It! The Terror from Beyond Space, Alien é claustrofóbico, perturbador e intenso. A direcção artística do Giger e a visão perfeccionista do Ridley Scott dão um look intemporal ao filme, mas o mais memorável é a criatura em si e a sua biologia realista que tornou plausível a ideia dum alienígena nos confins do espaço.

Comments
9 Responses to “Top 15 Filmes de Terror”
  1. pimenta diz:

    Noroi não está na lista? I am disappoint.😛

  2. Álvaro diz:

    Não os vi todos mas teria de puxar o The Shinning para 1º. No restante Top-3 penso que podia ficar Alien e The Exorcist.
    Ver The Descent nessa lista é agradável, ainda há bons filmes de terror actualmente.

    Já viste o Eden Lake?

  3. Excelente lista. Confesso que não vi dois ou três filmes que aqui constam e que se fosse eu teria que inserir o Psycho algures.🙂

  4. Álvaro diz:

    O Psycho… nem sei como me esqueci desse no meu comentário.
    Eu gostei do Eden Lake. Assusta, incomoda bastante e dá para fazer aquela pergunta do “Porquê?” durante o filme todo.

  5. Grande lista! Mas eu teria que pôr algures o filme Martyrs.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: