The Walking Dead – 1ª Temporada [2010]

Cá ando eu atrasado como sempre, dois anos mais tarde lá me decidi finalmente ver o The Walking Dead. Na verdade ia esperar que a série terminasse porque não gosto de andar a esperar todas as semanas por um novo episódio, mas não resisti e o grande culpado foi o maravilhoso videojogo da Telltale.

Para além do jogo o único contacto que tive com The Walking Dead foi o primeiro volume da graphic novel que infelizmente já não me lembrava de muita coisa, mas o suficiente para reparar que a série é uma adaptação relativamente fiel. Não me recordo de terem deixado o homenzinho preso lá no telhado na graphic novel e o final da temporada lá no laboratório de certeza que não aparecia lá, mas de resto lembrei-me de quase tudo enquanto ia vendo a série e pareceu-me bastante fiel. Por falar no laboratório, essa parte foi de longe a pior de toda a temporada, é pura exposição e revirei os olhos quando o cientista começou a desbobinar tudo sobre o processo de infecção e tudo mais. Foi um momento de pura preguiça narrativa e a meu ver chocou e de que forma com o tom do resto da série.

Resta agora saber se a série vai voltar aos acontecimentos da graphic novel nas próximas temporadas, espero que sim porque lembro-me de alguns momentos bem porreiros, especialmente uns centrados numa certa quinta e num certo celeiro. Para quem está a seguir a série em tempo real cuidado com spoilers! 😀

O elenco é porreiro se bem que em algumas cenas alguns deles não conseguiram evitar choros involuntariamente cómicos. As personagens são interessantes mas muitas delas… não fizeram clique comigo, não têm grande sumo para lá da superfície, o que é estranho porque em contrapartida as personagens do jogo, com menos tempo de antena, conseguem ser muito mais realistas e criaram uma maior ligação emocional comigo, de tal forma que “sofri” com o desfecho deles enquanto que aqui nem tanto. Pode ser ainda prematuro porque só vi esta primeira temporada (de apenas 6 episódios) mas a qualidade da escrita do jogo é superior à da série, abordando temáticas e dilemas muito mais poderosos. Curiosamente o momento que mais me tocou e mais me afectou emocionalmente não foi a morte de nenhum dos sobreviventes mas do zombie (porquê é que ninguém usa a palavra zombie) completamente dilacerado (foto em baixo) no 1º episódio… não sei porquê mas senti uma pena genuína… acho que foi o olhar que parecia mostrar a alma da pessoa aprisionada naquela carcaça.

Enquanto escrevo tenho o 1º episódio da 2ª temporada a sacar, por isso é óbvio que gostei do que vi (tirando o final). Daqui a uma semaninha ou assim já devo ter acabado a próxima temporada, isto se entretanto não sair o 5º episódio do jogo senão vai demorar mais tempo.

Comments
2 Responses to “The Walking Dead – 1ª Temporada [2010]”
  1. Ainda me falta ver a 3ª temporada, mas não odiei a 2ª tanto como o resto do mundo. É muito parada e pouco se desenvolve mas pronto… Vais precisar é de ter muita paciência ^_^

  2. V diz:

    Interessante, parei de fazer análises para dar uma oportunidade a série. Consegui apanhar ontem a Season 3… depois do que a Telltale fez, olho para a série com outros olhos.

Deixe uma Resposta

