Shame – Vergonha [2011]

Shame

Entramos num novo ano e está na altura de ver alguns filmes estreados por cá no ano passado que deixei passar. O primeiro da lista é o Shame do Steve McQueen, não é desse Steve é do realizador do Hunger😀

À semelhança do Hunger, Shame é protagonizado pelo Michael Fassbender que é provavelmente o actor em maior ascensão dos últimos anos, e de facto Shame é Michael Fassbender, é ele que conduz todo o filme e ajuda a que a excelente realização do Steve tenha sentido. Lembro-me que houve um certo falatório aquando da estreia por causa das cenas de sexo e tal, mas não é assim tão gráfico, quer dizer depende das pessoas, mas não achei que fosse de mau gosto ou algo do género.

O sexo é o veiculo que conduz a narrativa, mais precisamente a obsessão do Brandon (Fassbender) por sexo. O que inicialmente pode parecer um assunto que até pode ter pretensões cómicas, é tratado de forma extremamente pesada e sombria. A obsessão e vicio são completamente destruidores e é fácil criar paralelismos com outras adições, se inicialmente Brandon consegue de certa forma controlar a sua obsessão através de rotinas, mais tarde quando a sua irmã (Carey Mulligan) aparece em casa e fica a viver com ele, toda essa rotina cai por agua abaixo e ele entra numa espiral de destruição.

Shame é um filme bastante lento por isso os mais impacientes podem vir a torcer o nariz, mas pessoalmente gostei muito, não só dos diálogos (muitos deles durante longos planos) mas também do desempenho do Fassbender, desde a subtileza inicial até às explosões posteriores.

Bom filme, vale a pena ver para quem gosta de protagonistas imperfeitos. Não vejam é com a vossa mãe ao lado😀

Originalmente de 2011, estreou em Portugal em 2012.

Comments
One Response to “Shame – Vergonha [2011]”
  1. V diz:

    É um grande filme. Quando vi o Fassbender em First Class decidi que tinha de ver os filmes todos dele. É um fantástico actor.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: