Cloud Atlas [2012]

cloud_atlas_ver2

Mais um de 2012 visto, este ainda o consegui apanhar no cinema (se bem que não era para ir ver este) que por sinal estava bem cheio mesmo já tendo estreado há uns meses.

Já o tinha visto às partes quando trabalhava no cinema e do que tinha visto nunca me conseguiu puxar muito o interesse. Quase 3 horas volvidas e… continuou a não me conquistar, se bem que não é tão mau como alguns andaram a apregoar. É certo que tenta ser mais “profundo” do que realmente é, mas isso não retira algumas das suas virtudes.

E uma das suas principais qualidades está ligado a um dos seus defeitos. A imensidão de diferentes histórias paralelas retira a força que o filme precisa para criar uma ligação com espectador, mas consegue tratar cada uma dessas histórias com muita qualidade e segurança o que é digno de nota. A forma como cada uma das mini-narrativas se interligam está bem montada e para ser sincero algumas delas dariam um bom filme. Mas lá está, a verdade é que por bem tratadas que estejam, nenhuma delas tem qualquer profundidade e como tal o espectador fica sem saber onde depositar a sua atenção.

Falta-lhe subtileza para tentar ser o exercício filosófico e metafisico que pretende ser, o que em muitos casos passou um ar um pouco juvenil como que temendo que o seu publico não conseguisse formar as suas próprias interpretações. De forma geral não me arrependo de o ter visto, tem alguns bons momentos e é muito interessante ver as diversas caracterizações que cada actor (embora algumas delas estejam atrozes :D) sofre. Visualmente é muito competente, mesmo com algum CGI de questionável qualidade.

Dizem que é um filme que se ama ou se odeia, mas eu fiquei no meio, não o achei tão bom nem tão mau como dizem. É competente, de certa forma é ambicioso mas falha ao tentar atingir essas ambições.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: