Life of Pi – A Vida de Pi [2012]

Life of Pi poster

Mais um filme de 2012 despachado, poucos dias depois de se saber que é um dos nomeados para melhor filme dos Oscares.

À semelhança do Cloud Atlas já tinha visto partes quando trabalhava no cinema, mas ao contrário do filme dos Wachowkis este despertou-me de imediato tremenda curiosidade, especialmente por causa dos lindíssimos visuais que me deixaram de boca aberta. E de facto, agora que o vi por completo é gloriosa a direcção artística e fotográfica de Life of Pi. É de longe o filme mais bonito do ano em termos visuais, alguns planos e cenas são autênticos quadros vivos e o brilhante  jogo de cores transformam tudo numa experiência única.

Felizmente Life of Pi é mais do que brilhantismo visual. Os dois protagonistas têm fabulosas interpretações, e quem são eles? O miúdo indiano que interpreta Pi na adolescência (Suraj Sharma) está excelente e tem vindo a receber merecidos elogios, mas quem mais me surpreendeu foi Richard Parker, o tigre de Bengala que partilha o mesmo barco com Pi. Muito dele é CGI, mas raramente se nota. É a melhor interpretação animal que já vi (destronando Babe lol) algumas das suas cenas mais impressionantes nem são as explosivas onde ruge e ameaça, mas sim as que transparecem algo mais do que comportamento animal. Há um plano em concreto que até me arrepiou, a certo ponto Richard Parker está a olhar pensativo e Pi questiona-o o que está a ver. Posteriormente Pi olha para o fundo do mar e entra numa espécie de transe etéreo (uma sequência também muito bonita). A forma como o tigre olha para ele é… não sei explicar… é como se tivesse estabelecido ali uma ligação entre os dois.

Life of Pi tem uma óbvia mensagem religiosa, mas gostei de como não o faz de forma intrusiva e forçada, respeitando o espectador. O final pode ser visto como ambíguo, não faço ideia se também o é no livro, e de certa forma dá ao espectador o poder de interpretar como bem entender a história e a mensagem.

Como podem deduzir gostei muito de Life of Pi, é facilmente um dos melhores filmes de 2012 que vi.

Comments
One Response to “Life of Pi – A Vida de Pi [2012]”
  1. Boas, gostava de vos convidar para uma iniciativa, por enquanto em segredo, pelo que pedia-vos que me fornecessem um e-mail de contacto vosso. Podem responder para o e-mail de contacto do Caminho Largo. Obrigado.

    Cumprimentos,
    Jorge Teixeira
    Caminho Largo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: