Bronenosets Potyomkin – O Couraçado Potemkin [1925]

potemkin

Ontem foi uma noite especial! Graças à cinemateca que disponibilizou a cópia e ao centro cultural da Malaposta em Odivelas, tive a oportunidade de ver no cinema, e com musica ao vivo, um dos mais emblemáticos e importantes filmes da história, O Couraçado Potemkin.

Exemplo máximo do cinema propagandista Soviético do pós-revolução de Outubro, O Couraçado Potemkin foi pensado como um veiculo de proliferação dos ideais bolcheviques por entre a população russa. O partido comunista soviético sabia que precisava do apoio do povo para que o novo regime ainda num estado embrionário saído duma violenta guerra civil e cheio de inimigos exteriores pudesse singrar. Numa altura em que a esmagadora maioria das pessoas eram iletradas, Lenine e companhia tiveram a inteligência de usar um meio que todos os russos conseguiam compreender, o cinema. O Couraçado Potemkin foi apenas um de muitos, mas é de longe o mais influente, não só em termos políticos e sociais, mas também dentro do próprio cinema.

O cinema mudo até à década de 20 era dominado pelo cinema americano e europeu, em especial o alemão. Era caracterizado por longos planos e muita teatralização, o que era de esperar porque no fundo era teatro filmado. O filme de Eisenstein veio abalar essas bases apostando numa edição e montagem impressionantes e extremamente dinâmicas. E de facto é bonito de se ver! Ontem enquanto o via fiquei pasmado com o numero de planos e cortes frequentes nada habituais para um filme mudo da época. O clímax nas escadarias de Odessa devem ter sido incríveis de se ver na altura.

Como referi antes o filme foi acompanhado por musica ao vivo, o que deu um certo glamour e realismo à coisa mas não posso deixar de torcer o nariz à forma como certas melodias não encaixavam bem na acção.

Foi uma excelente oportunidade que valeu e muito a pena. Se ainda não viram e estão com curiosidade, podem o ver o filme completo no youtube por exemplo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: