Amour – Amor [2012]

Amour

Amour foi provavelmente o ultimo filme de 2012 antes do meu top 10 ser elaborado. A recente nomeação foi a motivação que precisava para finalmente me decidir em vê-lo.

Embora diga desde já que não foi propriamente um filme que me tenha enchido as medidas, a verdade é que não me arrependo da decisão, bem pelo contrário. Há certos aspectos que não me agradaram, em especial algumas cenas que se arrastam por longos minutos (embora compreenda perfeitamente porque lá estão) mas em compensação por diversas vezes prendeu-me duma forma que quase quase me ia conquistando. E o responsável nem é propriamente o argumento ou a realização, mas o adorável casal que protagoniza Amour.

É precisamente o amor o tema central, o amor entre duas pessoas que passaram uma vida juntos e se preparam para enfrentar uma nova e inevitável etapa: a morte. Todo o filme é essa preparação em virtude da constante degradação do estado de saúde da Anne e a forma como a mortalidade coloca à prova um amor tão forte e coeso como este. O desfecho pode ser visto por alguns como a maior prova desse amor embora compreenda que cause polémica.

Haneke abusa dos longos planos, pessoalmente achei alguns extremamente cansativos (admito que vi o filme numa noite de sono) mas é bastante evidente que servem para mostrar o dia a dia e as rotinas dum casal idoso, e de certa forma mergulhar o espectador na realidade de Anne e George. A tentação que um filme destes tem para tentar manipular emocionalmente o espectador é enorme, mas Haneke consegue afastar-se habilmente dessas armadilhas, nunca mostrando directamente grandes explosões emocionais, optando por uma certa frieza. No entanto é normal que muitos acabem por criar uma forte ligação caso tenham passado por alguma situação semelhante na vida real.

É claro que não tem qualquer hipótese de ganhar o Oscar, ainda por cima é falado em francês, mas já foi uma vitória um filme de autor como este ganhar assim tanta notoriedade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: