Top 10 Filmes de 2012

2012 foi provavelmente o ano que menos filmes recentes vi durante a ultima meia década, de tal forma que se tornou um pouco complicado escolher 10 filmes. Tenho a perfeita noção que alguns dos escolhidos, num ano normal, nunca entrariam num top desta natureza, mas a realidade é que estes são os 10 filmes estreados em Portugal em 2012 que mais gostei de ver. Não são os melhores, são os meus favoritos. Podem ver, se quiserem, as minhas listas de 2009, 2010 e 2011.


10 – The Grey

the-greyNum ano em que tivesse visto mais filmes, The Grey nunca entraria neste top, embora me tenha surpreendido pela positiva não é nem de perto nem de longe um fora de série. Mas não deixa de ser um filme que foi decididamente do meu agrado, especialmente na forma como se foca nas personagens e na forma como cada um se adapta a uma ameaça implacavel e imparavel.

9 – The Girl With The Dragon Tatoo

dragon-tatooÉ certo que em alguns aspectos a versão original sueca é a meu ver superior, especialmente na Lisbeth Salander da Noomi Rapace, mas a versão do Fincher tem as suas virtudes, especialmente no campo técnico. Destaca-se também o Daniel Craig que consegue estar sempre ao nível da sua co-protagonista e o excelente genérico de introdução bem ao estilo dum qualquer 007.

O filme é originalmente de 2011, estreou cá apenas em 2012.


8 – Shame

shameVi-o há pouco tempo, por isso está mais fresco na minha memoria e como tal poderia ser injusto coloca-lo por aqui. Mas vendo a concorrência penso que seria inevitável vir a escolhe-lo para este top.

O filme é originalmente de 2011, estreou cá apenas em 2012.


7 – Looper

looperO hype era enorme e de certa forma esteve quase ao nível das elevadas expectativas. Goste-se ou não do ultimo acto, Looper é um inteligente filme que aborda as sempre complicados temáticas das viagens temporais. Pode não ser o melhor filme sobre viagens no tempo, mas é provavelmente um dos mais empolgantes.


6 – Argo

argoSó hoje é que reparei que não escrevi sobre Argo quando o vi na sua estreia, não faço ideia porquê… Pessoalmente preferi o anterior filme de Ben Affleck, The Town, mas Argo tem as suas virtudes, em especial a representação dos anos 70 e o fantástico ultimo acto em que os níveis de tensão atingem valores ridículos. O pró- americanismo é evidente, mas compreensível.


5 – Indie Game: The Movie

indie-gameDeu a conhecer o mundo independente da industria dos videojogos e corroborou com algumas das ideias pré-concebidas que temos dos developers indie. É uma fascinante janela para um mundo incompreendido por muitos e habitado por pessoas… diferentes.


4 – The Artist

artistJá nem me lembrava que The Artist tinha estreado por cá em 2012! E ainda bem porque facilitou e de que forma a escolha dos filmes para o top. Eu adorei o filme e foi daqueles que durante a cerimonia estava genuinamente a torcer para que vencesse. É engraçado como o tempo foi tão mais generoso para The Artist do que para o seu rival, Hugo, que hoje em dia já não me diz muito.

O filme é originalmente de 2011, estreou cá apenas em 2012.


3 – Intouchables

intouchablesUma relativa surpresa pessoal, Intouchables é um filme que veio a crescer em mim ao longo destes meses. Desperta emoções no espectador sem nunca ser manipulador. Excelentes interpretações (a dualidade entre a subtileza e a extravagancia do duo protagonista é deliciosa) e uma poderosa banda sonora são a cereja no topo dum bolo que consegue retirar uma lágrima com a mesma facilidade que nos rouba um sorriso.


2 – Life of Pi

life-of-piÀ semelhança de outras entradas nesta lista, Life of Pi ainda está muito fresco na minha memória e não teve que passar o teste do tempo. Mas não consigo deixar passar o filme visualmente mais arrebatador do ano.


1 – Skyfall

skyfallÉ certo que é inferior ao Casino Royale, mas também é a perfeita conclusão do filme do Martin Campbell (Quantum of Solace apenas encerra o arco narrativo, Skyfall completa as temáticas) embora tenha adorado quando o vi no cinema sempre achei que não era o suficiente para figurar no topo duma lista destas. Mas a verdade é que passados quase 3 meses Skyfall ainda continua muito marcado e dou por mim a ler e reler tudo o que encontro sobre o filme e calo-me sempre que o tema principal está a passar.

E vocês? Que filmes escolheriam? Quais destes 10 não acham merecedores de entrar num top destes? Que filmes de 2012 me aconselham descobrir?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: