The Impossible – O Impossivel [2012]

Impossible_810x1200

Ontem fui levado a ver o já apelidado “filme do tsunami” que vem com fama de fazer chorar as pedras da calçada.

The Impossible retrata a história verídica de sobrevivência duma família espanhola (no filme não sabemos de onde são) durante o tsunami de 2004. Digo desde já que a representação do desastre é extremamente realista e apresenta-se como um bom documento histórico (mesmo não sendo totalmente factual, claro) dum dos maiores desastres naturais deste século. Parece que o tsunami foi ontem, pelo menos lembro-me muito bem do dia, no entanto a verdade é que já lá vão 10 anos! Incrível!

O grande ponto de destaque são as corajosas interpretações não só da Naomi Watts (está nomeada) e do Ewan, mas também das três crianças em especial do mais velho, Tom Holland. Todos eles dão 100% o que ajuda a passar o lado humano da tragédia já que eles facilmente criam uma empatia com o espectador. E criam de tal forma que parece que anda tudo a sair a chorar das salas, de facto The Impossible é extremamente emocional e é-o de forma intencional e propositada, não tem qualquer receio em manipular o espectador, no entanto não acho que o faça com mau gosto ou más intenções, pelo menos muitos desses momentos são de alegria. Admito que os meus olhos humedeceram em alguns momentos, mas é difícil evitar, da mesma forma que também foi quando o cão morreu no Marley and Me, é pura manipulação.

Vale essencialmente pelas interpretações e pela representação brutal do tsunami de 2004, mas preparem-se para ser manipulados em termos emocionais. Leva um recomendado.

Originalmente de 2012, só estreou em Portugal em 2013

Comments
2 Responses to “The Impossible – O Impossivel [2012]”
  1. Uma das coisas que mais impacto teve em mim, e talvez não só em mim, foi quando a onda “atacou” a primeira vez e surge a escuridão. Por mais que custe ver certas coisas no filme, como ver as personagens serem literalmente levadas na onda, custou imensamente mais não ver nem ouvir nada! Se até aquele momento contive às lágrimas, quando surgiu esse momento, fui-me totalmente abaixo😛 E a partir daí não parei mais lol Mas achei incrível como não mostrar nada por vezes tem um impacto ainda maior do que mostrar (o que me lembra sempre do trailer do The Texas Chainsaw Massacre [2003] que foi retirado por só se ouvir o som e não haver imagem).

Deixe uma Resposta

