Scribblenauts Unlimited [2012]

scribblenauts

Já não acabava um jogo há bastante tempo! A verdade é que tenho tido menos tempo livre e isso naturalmente traduz-se em mais dias para terminar um jogo. Pois bem, o escolhido desta vez foi uma sequela dum jogo nascido originalmente na Nintendo DS e que sempre me despertou bastante interesse, Scribblenauts Unlimited.

Acho que o que me seduzia mais no jogo era o seu conceito bastante original e acho que único. O nosso protagonista, Maxwell, tem um bloco magico que transforma todas as palavras que escreve em realidade! É muito sedutor pensar num jogo que nos dá tanta liberdade. Mas a verdade é que… isso nem sempre acontece. Embora na sua raiz Scribblenauts Unlimited tenha boas intenções, na prática as coisas nem sempre passam desse simples e básico conceito inicial, de tal forma que depois do primeiro par de horas o meu entusiasmo e ânsia de descoberta foi decaindo até ao completo tédio que foi arrastar-me durante as 10 horas que demorei a terminar. O jogo é extremamente repetitivo e pede ao jogar que complete quase quarenta níveis a fazer sempre a mesma coisa. Seria necessário uma maior variedade e um maior numero de diferentes desafios que dessem mais utilidade à sua guimmick.

Mas a coisa poderia ser mais tolerável se os puzzles em si fossem imaginativos , o que infelizmente não é o caso. Muitos deles resolvem-se usando sempre as mesmas palavras (o adjectivo “gone” foi tão usado…) e na sua essência são extremamente acessíveis, o que se compreende tendo e conta o publico alvo. Há no entanto alguns desafios baseados na cultura popular que requerem alguma cultura geral de filmes, contos, e por aí fora. Por exemplo num dos desafios está um hobbit dentro dum vulcão e ele não se lembra que objecto ia atirar à lava.😀 Em contrapartida há outros que não fazem grande sentido e calculo que sejam inspirados por expressões ou provérbios que não são usados em português.

scriblenauts_unlimited

Por falar em línguas, há uma série de diferentes idiomas por onde escolher (terão que escolher fora do jogo, nas propriedades, dentro do Steam) onde se inclui o português do Brasil. Experimentei mas acabei por optar pelo inglês que é a língua em que o jogo foi originalmente pensado. É de louvar o enorme vocabulário à nossa disposição, mas acaba por ser um pouco limitado em alguns casos, já que não encontrarão nenhuma marca registada nem palavras tão simples como “blood”, no entanto a versão PC está ligada ao Steam Workshop onde milhares e milhares de novos objectos feitos pela comunidade podem ser partilhados e usados.

Em termos técnicos é competente, o aspecto gráfico tem o seu charme mas é acima de tudo muito pratico, algo imprescindível tendo em conta as inúmeras variáveis que se podem criar. Em termos sonoros é extremamente desisnpirado e aborrecido, para o final já jogava sem os auscultadores.

Resumindo e concluindo, Scribblenauts Unlimited foi uma pequena desilusão, se no papel parecia algo incrível, na pratica não passa dum jogo mediano com uma guimmick engraçada e com potencial, mas que nunca passa disso mesmo.

Positivo:
+ Conceito original
+ Visual charmoso

Negativo:
– Extremamente repetitivo
– Algo limitado em termos de vocabulário
– Não sabe o que fazer com a ideia inicial

Sai do templ… do PixelHunt com:

Comments
7 Responses to “Scribblenauts Unlimited [2012]”
  1. Ecchin diz:

    Metade dos desafios podem ser resolvidos dando uma bazooka ao Max.

  2. Bom, bom era alguém fazer uma versão open source do jogo😛

  3. pimenta diz:

    1- Spawn “Ridable Gnome”
    2- Spawn another “Ridable Gnome”, mount on highest placed gnome
    3- repeat number 2 a crapload of times
    4- Ride gnome tower while packing a rocket launcher
    5- ???????
    6- Profit!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: