Maratona Sci-Fi 2013

sci-fi-2013

Tal como prometido no ano passado durante a Maratona Sci-fi 2012, este será um “evento” anual para manter, à semelhança das clássicas Maratonas Terror que já leva três edições. Já sabem como isto funciona, escolho uma série de filmes para serem vistos no espaço dum mês e vou comentando cada um deles.

Esta edição será mais curta do que o habitual porque não tenho tanto tempo livre por causa do meu trabalho, mas mesmo assim serão 12 filmes, quase todos novos para mim já que apenas vi um deles (e mal). Portanto esta Maratona Sci-fi 2013 decorrá já este mês de Maio e terá inicio dia 1, devendo estar terminada dia 31 se tudo correr bem.

As “hostilidades” vão abrir no cinema mudo dos anos 20 com The Lost World, baseado no livro de Arthur Conan Doyle, esta versão é famosa pelos seus revolucionários efeitos em stop motion. Saltamos uma década até à utopia criada por H. G. Wells em The Things to Come onde o autor britânico tentava prever como seria a nossa sociedade no futuro distante. A década de 50 foi fértil em ficção cientifica e estará representada por dois clássicos que também se enquadram no terror, The Thing from Another World que mais tarde inspirou o filme do John Carpenter e Them! que reflectia os medos da era nuclear durante a guerra fria. O representante dos anos 60 é o único filme que já vi desta lista, se bem que entretanto já me esqueci de parte dele, é o britânico Fahrenheit 451 que retrata uma distopia totalitária onde os livros são armas contra o controlo governamental.

Para os anos 70 escolhi três filmes, The Andromeda Strain do mestre Robert Wise que muito admiro, Logan’s Run e a segunda versão do The Invasion of the Body Snatchers, cujo original se bem se recordam fez parte da maratona do ano passado e de que gostei bastante. Apenas um filme representa cada uma das próximas décadas, Scanners do Cronnenberg os anos 80 e o japonês Kôkaku kidôtai (Ghost in the Shell) a década de 90. Finalmente, para terminar, dois filmes modernos que sempre tive muita curiosidade e nunca os vi, Primer de 2004 e o Sunshine do Danny Boyle de 2007

Portanto, serão 12 filmes, 7 americanos, 3 britânicos, 1 japoneses e outro canadiano. Se quiserem ir seguindo a maratona e dar as vossas opiniões sobre cada um deles podem visitar o PixelHunt durante o mês de Maio, visitar o meu Facebook, Twitter ou então subscrever o feed aqui do meu estaminé. Até dia 1!

the-lost-world-movie-poster-1925-1020143185things to comethe-thing-posterthem_poster_01fahrenheit_four_fifty_oneandromedalogans_runinvasion-body-snatchers-1978-posterscanners_ver2affiche-ghost-in-the-shell-1995-2Primer 2004 postersunshine

Comments
5 Responses to “Maratona Sci-Fi 2013”
  1. Hugo Bessa diz:

    Para quando uma maratona de Filmes anime/manga???

  2. Hugo Bessa diz:

    Não sei porquê? É um estilo como outro qualquer…

  3. Ivo diz:

    Primer é sensaciona!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: