Oblivion – Esquecido [2013]

oblivion-poster

Mais uma ida ao cinema, agora para ver um filme que me parecia bem mais interessante mesmo não conhecendo nada sobre ele, nem um trailer vi. A única coisa que sabia é que era ficção cientifica e entrava o Tom Cruise.

E devo dizer que indo sem expectativas, Oblivion foi uma boa surpresa, pelo menos eu gostei. A primeira hora é definitivamente a melhor parte, eu adoro histórias de isolamento, intimistas e relativamente minimalistas e é isso que essencialmente nos mostram nos primeiros 60 minutos. Um casal de técnicos está numa terra envolta num cenário pós-apocalíptico completamente desabitada de humanos e seguimos o seu dia a dia na reparação de sondas que vigiam a terra de ameaças subterrâneas. Adorei todo o ambiente, as magnificas paisagens (parece que só os monumentos conhecidos é que sobreviveram 😀 ) e a fotografia que espalha na perfeição o isolamento do casal num mundo completamente desabitado, de certa forma fez-me lembrar um pouco o Moon do Duncan Jones.

A triste realidade é que a segunda parte não é tão boa, é quando o filme começa a mostrar todos os twists e a verdade por detrás da fachada que ele perde alguma da personalidade inicial e entra em inúmeros clichés e armadilhas de filme de acção, o que retirou algum do interesse inicial. Mas não me interpretem mal,  a história está bem montada e não cai em grandes plot holes e inconsistências, nesse aspecto os argumentistas estão de parabéns, mas pessoalmente achei que o filme mudou para um caminho que o inicio não dava a entender.

Gostei muito de como o mundo funciona, especialmente a tecnologia que me pareceu muito realista e “fazivel” num futuro próximo, tudo parece funcionar com lógica, gosto muito de futuros assim em filmes. Também gostei do design das estruturas, fez muito lembrar o anterior filme do Joseph Kosinski, o Tron : Legacy.

Mas no computo geral Oblivion foi um bom filme comercial de sci-fi, algo que não é muito habitual e há que aplaudir quando aparece um filme assim. Mas havia aqui um filmaço escondido se o argumento não fosse tão convoluto e a realização fosse mais comedida e intimista, imaginem um Mallick a trabalhar com a premissa inicial do filme e as suas paisagens!

É porreiro, tendo em conta o que anda no cinema actualmente aconselho-o.

Comments
One Response to “Oblivion – Esquecido [2013]”
  1. Hugo Bessa diz:

    Fiquei muito impressionado com este filme. Gostei bastante do que vi e em certos momentos lembrei-me de Portal, e da sua GLados. Pena que esta esteja em Pacific Rim, e não neste excelente Oblivion…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: