The Things to Come – A Vida Futura [1936]

things to come

Segundo filme da Maratona Sci-fi, desta vez saltamos uma década para a era sonora e para terras britânicas com o The Things to Come. Adaptado do livro do mestre da ficção cientifica H. G. Wells (aliás ele próprio escreveu o argumento do filme) isto é pura sci-fi e tenta mostrar a forma como a humanidade iria evoluir no futuro.

Obviamente este é um produto dos anos 30 e por isso essa visão está amarrada a algumas ideias pré-concebidas da altura (uma viagem à lua ainda se efectua com um canhão gigante por exemplo) no entanto há algumas coisas que até se aproximam da realidade (o helicóptero é assustadoramente actual). A mais impressionante foi a “previsão” da 2ª guerra mundial, que quase acertaram no ano (aqui começou em 1940). Essa guerra é muito importante porque irá ser o catalisador para as grandes alterações da história, aqui ela dura 30 anos e, juntamente com posteriores epidemias, dizima grande parte da humanidade. No final da guerra alguns sobreviventes constroem uma sociedade centrada em valores humanitários que será a genesis da sociedade quase 100 anos mais tarde. No entanto mesmo nessa sociedade aparentemente perfeita há vozes discordantes que se opõem a todo o progresso.

The Things to Come como já disse é pura ficção cientifica e, mesmo com um ultimo acto demasiado curto, um bom filme. Na sua raiz é um estudo sobre a essência humana e o eterno conflito interno entre a sede do progresso e a segurança do comodismo. Uma palavra para os efeitos visuais de excelência para a altura.

Sai daqui com um aconselhado! Podem-no ver no Youtube com uma qualidade ranhosa. O próximo da lista mistura terror, é o The Thing from Another World.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: