The Thing from Another World – A Ameaça [1951]

the-thing-poster

Entramos numa das épocas douradas da ficção cientifica com um dos filmes mais importantes desse período, The Thing from Another World.

Hoje em dia é porventura mais conhecido por ser a fonte de inspiração para o The Thing do Carpenter (aliás ambos são adaptações do mesmo livro), mas este é um clássico que aguentou bem o teste do tempo e mantêm-se como um dos exemplos máximos do género. A raiz da sua história é bastante básica, mas foi uma fonte de inspiração para muitos filmes posteriores desde It! The Terror from Beyond Space até Alien e claro o The Thing. Um grupo de exploradores e militares americanos encontram uma misteriosa nave espacial enterrada debaixo da neve e resgatam o seu único tripulante. Obviamente o alienígena mais tarde acorda e espalha o pânico entre a equipa.

Pânico é como quem diz, surpreendentemente toda a equipa permanece muito bem disposta e divertida mesmo nos momentos de maior tensão😀 Mas devo dizer que gostei das personagens, especialmente dos seus diálogos e comportamentos. A forma como falam, muitas vezes ao mesmo tempo atropelando-se uns aos outros trouxe um realismo não muito habitual para a época. O monstro infelizmente é pateta, mas excluindo o clímax ele é-nos mostrado quase sempre de forma bastante inteligente, ou no escuro ou camuflado, a cena em que ele é incendiado é particularmente boa. Mas a verdade é que o mostro do filme do Carpenter é bem melhor e mais assustador.

Nota-se muitas influencias de H. P. Lovecraft, em especial do seu At the Mountains of Madness, aliás o livro do qual o filme se baseia ainda se aproxima mais porque a acção também se desenrola na Antárctida, aqui escolheram o Árctico, provavelmente por causa da guerra fria e tal.

Gostei bastante, em certos aspectos é um filme à frente do seu tempo se bem que noutros é obviamente um produto típico dos anos 50. Sai daqui com um aconselhado. Eu vi uma versão a cores mais pela curiosidade, mas aconselho a versão original a preto e branco. Podem ver a versão colorida na janela em baixo por exemplo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: