Fahrenheit 451 – Grau de Destruição [1966]

fahrenheit_four_fifty_oneEntramos nos anos 60 e na cor com o quinto filme da lista e o único que já tinha visto. Fahrenheit 451 do Francois Truffaut.

Vi-o há coisa de sete anos numa das cadeiras do meu curso, lembro-me que gostei de alguns aspectos mas com o passar do tempo acabei por me esquecer de muita coisa. A premissa é interessante, num futuro não muito distante o governo totalitário decide banir todos os livros de forma a controlar as emoções e o livre arbítrio dos cidadãos. O braço do estado são os bombeiros que funcionam como policia secreta e em vez de apagar fogos, provocam-nos, queimando livros e as casas dos infractores.

Fahrenheit 451 tem um fascinante estilo que grita anos 60 por todos os lados, eu adoro ver futuros fortemente influenciados pelas épocas em que foram pensados e este é um perfeito exemplo disso. Tudo desde a arquitectura, moda e até as cores reflectem a sua época e é interessantíssimo ver as tecnologias futuras imaginadas nos anos 60.

O ritmo é bastante lento e há aqui uma forte teatralização, mas o desfecho é bastante bem conseguido, mas fica a ideia que esta é uma história que resulta melhor em livro porque o leitor está efectivamente a quebrar as regras daquele universo enquanto lê a história. Em filme perde-se muito desse impacto, ainda para mais fico com a ideia de que esta história que é bastante rica e provocadora, não é totalmente aproveitada num filme que é acima de tudo uma obra visual onde o estilo tem uma forte preponderância sobre a substância.

Mas fica a ideia de que Fahrenheit 451 é um bom filme embora nem sempre consiga manter os mesmos níveis de qualidade e interesse.

Epah vou por o trailer aqui em baixo mas não vejam, é só spoilers!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: