Logan’s Run – Fuga no Século XXIII [1976]

logans_run

Entramos na segunda metade do mês e também da maratona com o sétimo filme da lista, Logan’s Run.

Devo dizer que pouco ou nada conhecia de Logan’s Run para além do seu estilo visual. Por alguma razão tinha na cabeça que a acção decorria no espaço e era uma espécie de comédia, estava redondamente enganado nos dois pontos. Mas de facto o que salta mais à vista é mesmo o aspecto visual, é impossível transpirar mais anos 70 do que isto, tudo é típico da década e, à semelhança de Fahrenheit 451, dá-lhe um certo charme e uma identidade muito forte, mesmo que, sejamos sinceros, seja bastante pateta e tenha envelhecido bastante mal. Mas eu gosto!

Também a premissa em si penso que não envelheceu muito bem porque é claramente fruto do pensamento dos anos 60 (quando o livro foi escrito) centrando-se na emancipação juvenil herdada do movimento hippie. Contudo, a história em si tem muito potencial e tenho que lhe tirar o chapéu porque é bastante provocadora mas acima de tudo bom entretenimento, se bem que acho que o seu potencial não foi bem aproveitado no filme.

Basicamente Logan’s Run centra-se numa utopia aparentemente perfeita que se alicerça no balanço de recursos, no entanto, esse balanço requer que todas pessoas tenham de morrer aos 30 anos para evitar o excesso de população e uma consequente quebra desse equilíbrio. A autoridade é mantida pelos sandmen, que perseguem e eliminam todos os que tentam fugir desse destino fatal. Pelo que andei a pesquisar esta é a mesma premissa do livro (se bem que no livro a idade é de apenas 20 anos) no entanto o que os heróis encontram fora da cidade é distinta entre as duas versões. Mas o grande ponto alto do filme é provavelmente a mini-saia da protagonista que é… muito graciosa.

Aparentemente vai haver um remake que está nas mão do Nicolas Winding Refn o que poderá ser interessante, no entanto a ideia base do filme já foi mais ou menos usada no The Island do Michael Bay.

É um claro produto do seu tempo e não envelheceu muito bem, mas é divertido e, como já disse, bom entretenimento. Aconselho, mais não seja por mera curiosidade histórica.

Comments
2 Responses to “Logan’s Run – Fuga no Século XXIII [1976]”
  1. Anónimo diz:

    Recordações dos bons filmes😛
    Tens que ver o Planeta dos macacos originais…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: