Scanners [1981]

scanners_ver2Entramos na década de 80 com um dos realizadores mais importantes do género desse período, Scanners do Cronenberg.

Scanners é… bizarro. Não sei bem explicar porquê, mas há algo que o torna bastante estranho e fora do normal. À semelhança de outros filmes desta maratona, este também mistura sci-fi com terror (aliás como era habitual no Cronenberg desta época). Fá-lo de forma competente, mas não posso dizer que tenha gostado lá muito. Não sei qual terá sido o seu orçamento, mas é fácil ver que alto não foi, todo filme tem uma… aura meio amadora, mas para o bem ou para o mal Scanners é claramente um filme com uma visão muito particular.

A ideia central roda à volta de certas pessoas com poderes telepáticos que vivem à margem da sociedade no meio dum conflito entre dois grupos que os tentam controlar. Acho que é seguro afirmar que o filme é maioritariamente famoso pela icónica cena da cabeça explosiva que, surpreendentemente, surge logo de inicio, sempre pensei que fosse climática. O grande ponto negativo são, claro, as terríveis interpretações, em especial do protagonista que até eu faria melhor, safa-se o Michael Ironside porque basicamente transpira carisma. O final é relativamente ambíguo e tem bons efeitos visuais para a época.

Mesmo não tendo sido muito do meu agrado acho que fiz bem em vê-lo, mais não seja por ser um filme dum realizador que muito estimo e ainda me faltava ver.

Estamos na recta final, faltam apenas três filmes, sendo que o próximo é a animação japonesa Kôkaku kidôtai, mais conhecido como Ghost in the Shell.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: