Kôkaku kidôtai – Ghost in the Shell: Cidade Assombrada [1995]

affiche-ghost-in-the-shell-1995-2Não sou lá grande apreciador de animes, mas há sempre excepções que confirmam a regra. No ano passado vi e gostei do Akira e hoje foi a vez de outro clássico cyberpunk, Kôkaku kidôtai, mais conhecido por Ghost in the Shell que é como passarei a chamar a partir de agora.

Vamos ao que interessa, qual gostei mais, Ghost in the Shell ou Akira? Não sei bem, mas acho que a minha escolha recai no primeiro. Embora Ghost in the Shell em comparação mais pareça uma curta metragem (Akira sempre tem mais 40 minutos) achei a história muito mais focada e directa ao ponto. Akira tinha quase duas faces, sendo que o ultimo acto acabou por arrefecer um pouco o meu interesse.

Sobre Ghost in the Shell não posso deixar de falar da qualidade da sua animação e a direcção artística. O imaginário cyberpunk marca uma fortíssima presença, para além de ir buscar muita inspiração a obras como Blade Runner e Akira, também contribui e de que forma, para esse mesmo imaginário, sendo ele próprio uma influência para futuras obras como Matrix. Aconselho-vos a ver a versão original em japonês, não vão encontrar as típicas vozes agudas e irritantes dos animes, é tudo muito sóbrio, aliás como o filme em si. Detrás de todos os excessos visuais, Ghost in the Shell é surpreendentemente austero e reservado. A narrativa é relativamente simples e não esperem grandes twists ou cenas over the top, o filme sabe o que quer e apresenta-se de forma muito competente.

Como deu para perceber gostei e aconselho. Ah é verdade, vi a versão original, há uma versão 2.0 que refez as cenas digitais e muda a tonalidade cromática, mas não gostei muito das alterações. Tenho mais dois filmes para serem vistos em cinco dias, vai ser mais apertado do que esperava. O próximo da lista é Primer.

Comments
One Response to “Kôkaku kidôtai – Ghost in the Shell: Cidade Assombrada [1995]”
  1. Sandro diz:

    Não podes esquecer ou referir que é um anime de 1995… a idade tambem pesa em algumas coisas :p

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: