FUEL [2009]

fuel

Há já bastante tempo que não me perdia num jogo de corridas arcada. Embora eu seja um entusiasta dum bom simulador, há um certo prazer imediatista num jogo arcada que tem a sua piada, e o escolhido para quebrar este jejum foi um titulo da Codemasters que passou meio despercebido, FUEL.

Vocês sabem o que sinto pela Codemasters moderna, cada jogo que lançam é uma ligeira desilusão e a bem da verdade é culpa minha ficar com expectativas cada vez que um F1, DIRT ou GRID é lançado, longe vão os tempos dos gloriosos Colin McRae e TOCA. Mas FUEL parece-me um jogo que não se leva tanto a sério, portanto a desilusão não deverá ser tão grande. E de facto é o que aconteceu comigo, FUEL não tem quaisquer pretensões de se afirmar como um jogo realista onde a física tenha grande preponderância, isto é pura arcada off road num mapa gigantesco, ponto. E nesse aspecto é competente, a jogabilidade é intuitiva e dá gozo fazer drifts em terra batida, andar em corta-matos ou cruzar extensas dunas.

fuel1

Como já referi o mapa de jogo é gigantesco! Uma coisa de doidos, no entanto, é extremamente mal aproveitado porque todas as corridas e desafios espalhados pelo mapa podem ser acedidos por um menu externo… logo não há qualquer motivação para andar a percorrer o mundo em free-roam, isto claro se não quiserem andar a perder tempo num mundo vazio. Sim, há certos desbloqueáveis que só estão disponíveis em free roam, mas são irrelevantes e não são razão suficiente para andar longos e longos minutos sozinho. O único ponto positivo que vejo no free roam é cruzar o mapa no multiplayer com amigos, mas mesmo assim…

No entanto, esse mundo extenso não está completamente disponível inicialmente, encontra-se dividido em diversas zonas interligadas entre si que desbloqueiam à medida que ganhamos medalhas de ouro. Essas medalhas só podem ser adquiridas nas corridas, sendo que quanto maior for o nível de dificuldade mais medalhas ganhamos. Há uma vasta escolha de veículos off road, desde motas, buggys, camiões e por aí fora, para adquirir novos e melhores bólides é necessário usar a “moeda” de jogo, nada mais nada menos que… combustível, tal como o nome indica.

fuel2

A progressão e as corridas em si são bastante repetitivas e não há grande variedade, passadas umas horas torna-se tudo bastante aborrecido, mas há deliciosas excepções que para mim são o ponto alto de FUEl. Falo das loucas etapas em que o grupo de corredores tem de correr no meio de violentas tempestades e tornados destruidores que levam tudo à sua frente. Muito empolgante e original. As diferentes condições climatéricas e os ciclos de dia e noite dão uma excelente atmosfera ao mundo pós-apocalíptico de FUEL.

Mas, no final das contas FUEL acaba por ser um poço de potencial desperdiçado. Sim, diverte por umas horas, em quinze já terão o mapa todo desbloqueado, mas… depois disso não há muito a fazer. Seria necessário uma maior variedade de corridas e desafios, um mundo de jogo mais povoado e com atracções que incentivasse a exploração. Assim, não consegue ser mais que um jogo mediano que consegue divertir os que procuram diversão imediata.

Positivo:
+ Correr no meio de tornados!
+ Boa jogabilidade arcada
+ Mapa de jogo enorme…

Negativo:
– … infelizmente vazio e sem grandes atracções
– Progressão repetitiva

Sai do templ… do PixelHunt com:

Comments
One Response to “FUEL [2009]”
  1. “não há qualquer motivação para andar a percorrer o mundo em free-roam”

    não senhor, quanto mais free roam fizeres mais Fuel encontras, que é o dinheiro que utilizas para comprar melhor equipamento (limitado mas melhor) e facilita imenso o início do jogo, que diga-se não é nada fácil, a partir do 4º ou 5º acampamento torna-se mesmo chato pela simples razão que tens de ganhar tudo ou nada!

    No entanto jogo isto desde que saíu, mais para relaxar que outra coisa…
    Digamos que seria uma coisa que eu gostaria muito de fazer sozinho in real life!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: