Before Sunset – Antes do Anoitecer [2004]

before-sunset-poster

Como vos tinha dito no post anterior, decidi aproveitar para ver os dois Before… Eram filmes que há muito queria ver mas que por diversas razões sempre ficavam de parte. Ontem como tive uma noite com pouco trabalho fui em frente e vi-os um a seguir ao outro.

É inevitável partir para comparações, mas a verdade é que não é correcto fazê-lo. Não estou a tentar fugir à questão, mas é mesmo essa a realidade, os dois filmes formam um corpo só que deve ser desfrutado em conjunto. É claro que há óbvias diferenças entre eles, não é isso que está em questão, mas não dá para dizer concretamente qual deles é melhor.

Nove anos passaram desde o encontro em Viena e a inocência e ingenuidade de Jesse e Céline sofreu uma natural mutação, para uma maior maturidade e experiência e, claro, o próprio filme reflecte isso mesmo. Basta ver o comportamento deles e os seus diálogos, agora muito menos idealistas e mais racionais. O desarme inicial de Before Sunrise em que ambos praticamente levantaram as defesas desde o primeiro olhar é substituído por uma evidente capa protectora que ambos apresentam durante a primeira metade do filme. Só gradualmente essa certa inibição vai caindo à medida que as memórias passadas voltam à tona.

Há uma grande diferença narrativa entre os dois filmes já que Before Sunset é completamente em tempo real, na verdade é extraordinário como não há uma única quebra temporal e do primeiro ao ultimo segundo de filme nunca os abandonamos. Filmes em tempo real são propícios a problemas, especialmente de ritmo, mas aqui tudo passa num instante como se estivéssemos a caminhar ao lado deles, pelas ruas de Paris. A meu ver é um enorme feito e é um dos melhores exemplos de filmes em tempo real.

O núcleo do filme continua a ser composto pelos maravilhosos e longos diálogos onde eles discutem sobre os mais variados temas, mas é especialmente empolgante vê-los a tirar as máscaras aos pouquinhos. No momento em que se reencontram e recordam a noite de Viena, estava eu constantemente com um enorme sorriso na cara, tão bonito ^^

Eu ADOREI os dois filmes, ADOREI o Jesse e a Céline, ADOREI como a inocência e a maturidade de ambos os filmes se conjugaram de forma tão perfeita, ADOREI o passeio em Viena e Paris. ADOREI estas 3 horas. Agora estou em pulgas para ver o Before Midnight que estreia esta semana!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: