Star Trek into Darkness – Star Trek: Além da Escuridão [2013]

star_trek_into_darkness_poster_enterprise

Nunca fui muito de ver Star Trek, nunca segui nenhuma da séries e só vi alguns dos filmes quando apareciam na TV. O reboot de 2009 por estranho que pareça foi dos primeiros contactos a sério que tive com isto. E até gostei, foi um bom filme de acção, se bem que bastante diferente da ideia que tenho de Star Trek na cabeça. Mais parecia um Star Wars. Isto serve mais ou menos para dizer que não sou bem o publico alvo deste filme.

Pois bem, 4 anos mais tarde (uau já la vão 4 anos?!) aqui está mais um Star Trek. Curiosamente, dentro do filme em si, não parece que tenha passado tanto tempo, cada um dos tripulantes aparece em cena como se fosse ontem a ultima vez que os vimos e isso é porreiro. Acho que as personagens acabam por ser um dos elementos que mais ajudam a manter o filme minimamente coeso, isto porque no resto este novo Star Trek é um bocado frágil e não tem bases lá muito sólidas. O argumento é demasiado fino e nunca consegue ter a oportunidade para se solidificar quando a cada 5 minutos tem de obrigatoriamente haver uma cena de acção que quebra todo o ritmo e a linha narrativa. Chega a ser bastante previsível quando está para surgir uma nova set piece cheia de acção, como se dum videojogo se tratasse.

A revelação da identidade do vilão é um bom piscar de olhos aos fãs, mas não acho que seja uma personagem por aí além, na verdade empresta muito a um tipo de vilão que estão a ficar na moda, ou seja, pessoal que planeia tudo ao pormenor e deixa-se capturar para prosseguir com o seu plano, vide Joker e Silva.

O desfecho do filme é muito anti-climático, mas o que mais chama a atenção durante o ultimo acto é a cobardia dos argumentistas em ressuscitar de forma barata e preguiçosa o Kirk. Eu sei que não é suposto ele morrer, mas seria melhor não terem entrado pela porta do “Oh não! Ele morreu! :o”. Se vão fazer isso e não levam até ao fim, então não façam nada. Se calhar estou mal habituado por causa do Game of Thrones.

Anyway, não quero passar uma ideia errada, Star Trek into Darkness é um bom blockbuster de acção, mas o de 2009 ainda é melhor.

Comments
One Response to “Star Trek into Darkness – Star Trek: Além da Escuridão [2013]”
  1. Por acaso acabei de ver o primeiro filme e gostei (o teu primeiro parágrafo sumarizam basicamente os meu pensamentos no assunto :P).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: