Worms Reloaded [2010]

worms

A ânsia de continuar a delapidar o meu backlog reencontrou-me com uma série com que há muito andava desencontrado, Worms. Foi provavelmente dos primeiros jogos a dar-me as boas vindas ao mundo do PC quando recebi o meu primeiro computador, desde esse tempo duma ou de outra forma a série das minhocas esteve sempre presente com as suas variadas itenerações, no entanto nos ultimos anos perdi-lhes o rasto.

A versão que mais impacto teve em mim foi provavelmente o Worms Armageddon, recordo-me muito bem como joguei horas e horas da demo e mais tarde do jogo completo. Agora muitos anos mais tarde aqui estou eu à volta de mais um Worms, denominado de Reloaded. Para ser sincero já não faço a mínima ideia quantos jogos compõem a série, mas a verdade é que parece a primeira vez que joguei o velhinho Worms, pouco ou nada mudou todos estes anos depois. Cabe a cada um de vós determinar se esse é um aspecto positivo ou negativo, há sempre a velha máxima do “if aint broken don’t fix it” (há alguma tradução portuguesa?) ou o de não mexer numa equipa vencedora, e a verdade é que a base central de Worms sempre funcionou, logo não há necessidade de mudar. Contudo não é menos verdade que lançar uma série de jogos anuais (sim, sai um Worms todos os anos…) praticamente idênticos sem grandes novidades obriga-me a questionar se o pessoal da Team 17 ainda tem algum pingo de criatividade, porque se têm, ela anda escondida atrás do mesmíssimo jogo de 1995.

worms-reloaded

Bom, mas colocando isso de lado que tal este Worms Reloaded?

É divertido e isso é inegável, a fórmula resulta e basta não inventarem muito para as coisas saírem bem. Honestamente já não tenho ideia das opções e modos de jogo dos jogos anteriores, por isso não sei bem que melhorias que esta versão trouxe, mas para além da campanha singleplayer e de diversos desafios, o foco de Worms Reloaded é o multiplayer (local ou online). Infelizmente do que vi a comunidade está morta e nunca consegui encontrar um jogo a decorrer. Limitei-me então ao singleplayer mas a piada não é a mesma especialmente lá mais para a frente quando a IA dos adversários é sempre quase perfeita. Mas ainda tenho o jogo instalado, se alguém quiser jogar online comigo que apite!😀

Diverti-me, mas depois de chegar ao final da campanha e sem jogadores online a coisa torna-se um pouco obsoleta. Contudo, se tiverem amigos, força! Worms Reloaded é um bom descendente dos clássicos dos anos 90.

Positivo:
– Diversos modos de jogo aumentam a longevidade
– Divertido
– A mesmo fórmula de sempre continua perfeita…

Negativo:
– … mas não arrisca um milímetro
– Comunidade reduzida torna complicado jogar online

Sai do templ… do PixelHunt com:

Comments
One Response to “Worms Reloaded [2010]”
  1. A Team 17 anda na mesma onda há já alguns anos. Enquanto que os fãs já tiraram o máximo partido do Worms Armageddon, os jogos novos que são lançados não trazem nada de novo (a inteligência artificial e os ultimos níveis são mais “baratos” que qualquer boss de um jogo de luta da SNK :P)

Deixe uma Resposta

