Waking Mars [2012]

waking-mars

Uma oferta dum amigo, Waking Mars acho que veio num dos humble bundle. Não conhecia muita coisa coisa sobre isto, chega uma altura em que todos estes indies começam a misturar-se na minha cabeça, tinha a ideia que este era o Mars: War Logs, depois vi que afinal era um jogo que tinha lido no RPS há tempos e que confundia com o Capsized… enfim uma trapalhada😀

Na realidade Waking Mars é um joguito originalmente desenvolvido para o iOS que no ano passado chegou ao PC aparentemente com algumas melhorias. É curioso que anteriormente o tenha confundido com o Capsized e ainda mais curioso foi a comparação que fiz na semana passada na sua análise, isto porque Waking Mars parece o fruto duma noite de sexo selvagem entre o Capsized e Aquaria.

De Capsized herdou parte da premissa e alguns dos controlos, ou seja um homem isolado noutro planeta e com um jetpack para ajudar a navegar o cenário, de Aquaria toda a exploração tipicamente metroidvania, ou seja era precisamente o que eu queria que Capsized tivesse sido, o que é porreiro. Aliás acho que ainda posso lançar mais um jogo na equação, imaginem que a noite tórrida foi um ménage à trois com o The Dig também envolvido na festa. Do jogo da Lucas Arts, Waking Mars herdou parte da sua atmosfera.

wakingmars

A primeira impressão é que realmente parece um jogo feito para o iOS, tem aquele look meio à lá flash que não gosto muito, como se fosse composto por colagens ou algo do género, mas isso é algo que se esquece rápido porque a sua jogabilidade e mecânicas são bastante interessantes. Sendo um metroidvania, a exploração é uma parte de extrema importancia, contudo, o que achei mais interessante foi a mecânica centrada numa cadeia biológica que na realidade é a base de todo o jogo. Muito resumidamente o objectivo de cada zona é refloresta-la com plantas e animais de forma a que os terrenos previamente mortos fiquem a pulsar de vida. Mas o mais fascinante é toda a estrutura que permite fazer isso, há toda uma cadeia de sementes e ligações biológicas que se for montado convenientemente permite criar um eco-sistema auto-sustentável. É muito porreiro e original.

Há um certo pseudo-realismo cientifico que muito gostei, embora seja tudo ficção, não deixa de ser tudo bastante plausível. Aqui não vão encontrar monstros, tiros, explosões ou algo do género. É tudo muito cientifico como se fosse uma aventura pedagógica ou algo do género, é muito refrescante ver um jogo que se foque em algo diferente do normal. Waking Mars é bastante acessível, mas a fase final em que temos de completar 5 estrelas em todas as zonas é extremamente desgastante.

Posso dizer que gostei de Waking Mars, tem boas ideias e alguns aspectos bastante originais. O ritmo lento e a ausência de acção pode afastar muita gente, mas acho que merece uma oportunidade.

Positivo:
+ O seu foco na biologia
+ Exploração
+ Relativo realismo cientifico

Negativo:
– Voice acting
– Visuais baratos

Sai do templ… do PixelHunt com:

 

Comments
2 Responses to “Waking Mars [2012]”
  1. Berto, se gostas de metroidvanias hás-de dar uma olhadela no Rogue Legacy. Não é *exactamente* um metroidvania, mas acho que vais gostar😛

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: