Postal [1997]

600full-postal-classic-and-uncut-cover

Vamos recuar 16 (!) anos, mais precisamente para 1997, um ano importante para mim porque foi quando tive o meu primeiro PC. Nessa altura tudo era novidade e os cd’s da Mega Score eram a única janela que tinha para a industria e uma fonte de autênticos tesouros, muita coisa descobri nesses cd’s de demos e um do primeiros foi um jogo extremamente violento que a minha versão chavala achava extremamente adulto e maturo, estou a falar de Postal.

Ofereceram-mo no Steam há uns meses e tive a redescobri-lo nas ultimas semanas, mas em vez de fazer uma análise achei por bem voltar com mais um Lembram-se? Por um lado não tenho muito a falar e não seria muito correcto fazer uma análise a um jogo já a caminhar para o antigo. Para além disso há as memórias da altura que são bem mais interessantes.

 Ainda me recordo quando o joguei pela primeira vez, tinha eu uns 14 anos. Penso que só me fiquei pela demo, mas era uma altura em que eu espremia-as até à exaustão porque basicamente eu não tinha jogos. Repeti vezes sem conta os níveis da demo e é curioso que muitas das frases do anti-herói ficaram marcadas na minha memória tantos anos depois “only my weapon understands me”😀

Quando se fala nos jogos Postal, a maior parte das pessoas liga mais ao tom cómico e non-sense da sequela e de certa forma acho que é esse o espírito da série, no entanto, o jogo original é bastante sério e negro, por vezes quase perturbador, mesmo já havendo algumas pitadas do humor negro com que actualmente identificamos a série.

É curioso jogá-lo hoje em dia, especialmente depois do massacre do Quénia da semana passada. Honestamente senti-me um pouco culpado, não é que ache que haja qualquer relação entre violência real e digital, mas enquanto jogava e matava centenas de inocentes, fez-se que como uma luz e reparei o quão imaturo é este Postal. Embora não ache que tenha envelhecido lá muito bem e não ache que alguma vez tenha sido um grande jogo, é indiscutível que é divertido e estranhamente relaxante.

Deixe uma Resposta

