Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos [1922]

Haxan_sv_poster

Bem vindos então a mais uma maratona terror. Faz hoje precisamente três anos que dei inicio a esta tradição, era uma tarde de sábado e o primeiro filme foi nada mais nada menos  que O Gabinete do Dr. Caligari. É um dia que nunca vou esquecer, nem tanto por ter sido o inicio destas maratonas nem mesmo por ser o meu aniversário (sim hoje faço anos, parabéns para mim!) mas porque foi o dia em que conheci a minha respectiva!😀

Adiante, este ano o primeiro da lista não é alemão mas não é de muito longe, é o dinamarquês Häxan do qual pouco ou nada conhecia. Fiquei bastante surpreendido por ver que na realidade se trata duma espécie de documentário/estudo sobre bruxaria e não tanto um filme tradicional. É dividido por sete partes que relatam a história e lendas da bruxaria, magia negra e afins e a forma como são interpretadas nos tempos modernos (nos anos 20 claro). É curioso ver a explicação usada, centrada numa “doença” que hoje em dia já está desacreditada, a histeria. A própria histeria é um assunto interessantíssimo porque na altura era vista como uma explicação para todas as aflições femininas, uma espécie de escapatória fácil para tentar compreender as mulheres😀

Para os anos 20, Häxan é de certa forma generoso com alguns assuntos tabu (alguma nudez), mas nada de muito extraordinário. Não é assustador mas tem um imaginário muito clássico e cheio de deliciosos detalhes. A fotografia é muito cuidada mesmo que se afaste um pouco do que estamos habituados a ver do cinema expressionista alemão da época que, imagino, era extremamente influente.

Não posso dizer que tenha gostado muito, não estava à espera desse seu lado documental e histórico, mas achei-o extremamente interessante e aconselho-o para quem se interessa pelo cinema de terror mudo.

Comments
One Response to “Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos [1922]”
  1. Muito bom, nunca tinha visto, nem sabia da existência de tal coisa, estive a ver aré ao fim e gostei bastante, boa prenda de anos Berto!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: