Inferno [1980]

inferno_poster.preview

Estamos apenas a quatro dias do dia das bruxas e ainda tenho dois filmes para ver agora que despachei Inferno do Dario Argento.

Eu gosto do Dario, até tenho um autógrafo dele, e o Profondo Rosso é um dos meus filmes (terror ou não) favoritos, mas sei ver que os seus filmes não são propriamente muito diferentes entre si. Sim, há obviamente diferenças entre alguns deles, um Profondo Rosso ou Tenebrae são bastante diferentes da extravagância de Suspiria, mas como giallo que são, todos eles partilham as mesmas fundações, de tal forma que se tornam bastante previsíveis.

Mas mesmo assim não estava preparado para o quanto Inferno espelha Suspiria. Ambos os filmes são parte duma trilogia, vulgarmente conhecida como a trilogia das três mães, como tal seria expectável que ambos os filmes partilhassem muitos aspectos, no entanto devo dizer que fiquei desiludido pela forma como Inferno é praticamente um vazio de ideias e originalidade, seguindo sempre a sombra deixada pela sua prequela espiritual. A certa altura quase que parecia uma fraca imitação, quase fan fiction, uma tentativa de replicar o clássico que é Suspiria. A direcção artística é idêntica, centrada no lindíssimo jogo de cores berrantes, a atmosfera mantêm-se maravilhosa, mas em tudo o resto é um filme molengão e preguiçoso que se limita a copiar.

As mortes não têm a mesma criatividade, o argumento não tem qualquer foco e caminha irregularmente entre diferentes “falsos” protagonistas que rapidamente morrem, não permitindo ao espectador criar qualquer tipo de ligação. A certo ponto um desses protagonistas torna-se então “real” tornando-se no herói, mas até lá, Inferno anda completamente perdido e se assemelha-se mais a uma compilação de diversos assassinatos do que propriamente a uma história coerente. Há contudo uma ou outra cena exemplarmente montadas, em especial a introdutória debaixo de água.

Infelizmente foi uma desilusão, ia com as expectativas bastante altas mas ficou longe do que estava à espera tendo em conta que sou fã de alguns dos seus filmes. Mas continuo com vontade de ver a terceira parte da trilogia, Mother of Tears.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: