Carrie [2013]

carrie2013

Na noite da passada quinta-feira fui ao cinema, as escolhas não eram muitas, portanto fiquei-me pelo remake do Carrie, a clássica história de terror do Stephan King que basicamente é uma longa metáfora sobre o choque da entrada na vida adulta.

É pertinente avisar que embora tenha visto o original do Brian De Palma (até mais que uma vez) em novo, já há muita coisa que não me lembro e que acabei por esquecer com o tempo, portanto, muito desta desta versão foi basicamente uma redescoberta. É curioso que muitas cenas do original ressurgiram na minha memória à medida que via esta versão.

Pois bem, e que tal? Acho que posso dizer que não é um mau filme, contudo não é menos verdade que também não é bom. À semelhança de muitos outros remakes que andam por aí (e são muitos), Carrie é daqueles filmes tão conservadores e que joga tanto pelo seguro que se torna completamente olvidável e genérico. Questiono-me qual a razão para fazer um remake se não vão arriscar um milímetro que seja com uma nova versão. É uma oportunidade desperdiçada e um contra-senso quando se refaz um filme, ou neste caso se filma mais uma nova adaptação dum livro.

A cena mais icónica é claro a do baile, lembro-me bem da do filme original e esta nem chega lá perto, falta-lhe toda a tensão e o palpitante build up, bem como a criatividade do De Palma. Também a protagonista fica uns furos abaixo, acho a Chloë Grace Moretz uma má escolha de casting, é demasiado bonita para o papel e falta-lhe aquele traço estranho e único da Sissy Spacek, bem como uma genuína ingenuidade que ela tão bem transparecia no filme original.

A primeira parte é decididamente superior ao ultimo acto onde o filme simplesmente não consegue estar à altura do que vem a prometer que é o que estamos todos à espera, mas mesmo assim acho que se vê bem quando passar um dia destes na TV. Não é preciso ir vê-lo ao cinema.

Deixe uma Resposta

