Total War: Rome II [2013]

rome2

Sou um fã mais que assumido da série Total War, joguei-os quase todos (muito estranhamente só me falta jogar o Napoleon, não sei porquê) e é sempre um autêntico acontecimento quando sai um novo.

Contudo isso não invalida que também seja critico para com algumas das infelizes tradições que a Creative Assembly nos vem habituando, como o lastimável estado que eles lançam os seus jogos. Total War: Shogun II foi uma agradável excepção nesse campo, mas por exemplo Empire: Total War vinha com tantos bugs e má optimização que só meses mais tarde com dezenas de patches que as coisas encarrilharam.

Tinha a esperança que este novo capitulo seguisse a estabilidade do antecessor mas… não foi o caso. Caso não vivam debaixo numa rocha já todos vós saberão do desastre que foi este lançamento, não preciso de me alongar muito. Mas digo-vos apenas que comigo o jogo só conseguiu arrancar semanas depois do lançamento, ele simplesmente dava um erro quando ia jogar. E mesmo depois de resolver esse problema só comecei a jogá-lo a sério meses mais tarde quando dezenas de patches o tornaram decente. Mas mesmo colocando de parte as questões técnicas, havia algo que não fazia clique, jogava-o só por alguns minutos porque não sentia que estava a jogar um Total War, acho que muito desse sentimento veio da completa remodelação da UI, que a meu ver tornou-se muito pouco intuitiva.

rome2

O “segredo” é ir jogando aos poucos e poucos até que chega uma altura em que o bichinho que se esconde por detrás de tanta bodega começa a conquistar-nos, e quando damos por isso já passaram horas. Foi o que aconteceu comigo, em vez de ser o jogo a conquistar-me tive de ser eu a querer ser conquistado. Se calhar não é uma boa analogia, mas fico claramente com a sensação de que se eu não me tivesse esforçado, nem sequer teria jogado uma hora no total. De certa forma, ainda não joguei tanto como gostaria, 30 horas é muito pouco para qualquer jogo desta envergadura, no entanto acho que já é suficiente para uma primeira impressão mais superficial sobre o jogo.

A primeira coisa que salta à vista é claro, os gráficos. Muito bonitos, quer na campanha quer no campo de batalha, no entanto, não são uma melhoria suficientemente substancial em comparação com o Shogun II para uma quebra tão grande de performance, o que é pena. Mas em termos de performance o pior é mesmo os loadings entre turnos… são massivos e quebram sempre a pica típica do “só mais um turno” que normalmente acontece. Muitas vezes parei de jogar porque não queria perder mais um minuto a não fazer nada.

rome

Mas mesmo com uma má performance a apresentação é luxuosa, especialmente o mapa da campanha que está mais bonito que nunca e um pouco diferente. Embora se centre apenas na Europa mediterrânica, a escala é bem maior que nos anteriores jogos, tipo o zoom é maior e o mapa mais detalhado e pormenorizado, o que é óptimo. De resto não sei mais o que escrever… tenho que jogar mais. Acabei apenas uma campanha com Esparta o que é decididamente curto, tenho ainda de jogar com Roma, claro. No entanto a verdade é que a vontade de lá voltar não é a que gostaria, o que é pena.

Não preciso de dizer que havia aqui muito potencial, todos conhecemos o Rome: Total War original que era praticamente perfeito para a época, mas a verdade é é mesmo essa, Total War: Rome II fica muito aquém do que deveria ter sido, que era basicamente um remake de algo que não estava partido. Quem é fanático do império Romano e Total War é óbvio que vos aconselho Rome II, aliás já o compraram de certeza, contudo para quem só se interessa por um bom Total War, o meu conselho de amigo é ficarem-se pelo sublime Total War: Shogun II.

Positivo:
+ No seu núcleo continua a ser um Total War.
+ Visuais e apresentação

Negativo:
– Bugs e má optimização
– UI pouco intuitiva
– Tempos de loading

Sai do templ… do PixelHunt com:

Deixe uma Resposta

